Abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar? Entenda essa superstição!
Segundo aqueles que assim acreditam, esse ato equivale a quebrar um espelho, ver um gato preto ou passar embaixo de uma escada.
Você já ouviu dizer que abrir um guarda-chuva dentro de casa atrai o azar para a residência? Apesar de ser menos conhecida, essa superstição também é popular.
Conforme muitas pessoas acreditam, esse ato é semelhante a outros atos considerados “estranhos”, como virar o solado dos calçados para cima e passar embaixo de escadas, por exemplo. Essa “estranheza” seria a responsável por atrair energias negativas.
De acordo com pesquisadores, essa teoria mística pode ter tido origem no Egito Antigo, onde as pessoas acreditavam que os guarda-chuvas eram objetos odiados pelo deus-sol Rá.
Os mesmos teóricos apontam o guarda-chuva como um objeto de interesse para a deusa egípcia do céu, Nut. Neste caso, a “ofensa divina” não estaria relacionada ao ato de abrir o guarda-chuva, mas sim a quem estaria realizando tal ato. Caso fosse praticado por outra pessoa que não os sacerdotes da deusa, ela se sentiria ofendida.
(Imagem: diana.grytsku/Freepik/reprodução)
Uma tradição que atravessou os milênios
Bem, como todos nós sabemos, abrir um guarda-chuvas dentro de casa ou usar esse item de forma “inadequada” não atrai a ira de nenhum deus. No entanto, a superstição persiste até os dias atuais, apresentando agora motivos diferentes.
Com o passar do tempo e a popularização dos guarda-chuvas modernos, as pessoas passaram a entender que o perigo de abrir esses objetos em ambientes fechados não reside em panteões de deuses, mas sim na própria dinâmica das famosas sombrinhas.
Ocorre que o característico movimento repentino de abrir o guarda-chuva pode acabar afetando alguém ou algum objeto próximo, caso seja realizado em um local com pouco espaço de circulação.
Não é incomum encontrar casos de pessoas que foram atingidas no rosto por hastes de guarda-chuvas abertos próximos, por exemplo. Da mesma forma, vasos e outros objetos de decoração podem ser derrubados por uma sombrinha aberta inadvertidamente.
Então, fica claro que o que os antigos egípcios entendiam como um mau presságio, na verdade, significa um risco à integridade física de pessoas e objetos. Portanto, tome cuidado ao abrir guarda-chuvas dentro de casa!
Comentários estão fechados.