Achado extraordinário: Gigantesca casa Viking é desenterrada na Noruega
Escavações realizadas em vila antiga na Noruega podem ter encontrado importante construção Viking. Saiba mais!
Recentemente, uma descoberta arqueológica em uma pacata vila no interior da Noruega tem chamado a atenção do mundo científico.
Localizada em Sem, uma vila repleta de histórias e mistérios, os pesquisadores encontraram os restos de uma imensa casa viking, cujas dimensões ultrapassam as de qualquer outro edifício da Era Viking já descoberto no país.
Essas escavações iniciaram-se com o verão no Hemisfério Norte (equivalente à nossa estação mais fria, o inverno), após muitos anos de suspeitas acerca de tal construção, levantadas por uma expedição arqueológica realizada em 2014.
O que os arqueólogos encontraram?
O responsável pela escavação, Christian Løchsen Rødsrud, em entrevista ao portal Science Norway, revelou detalhes do que foi descoberto: uma série de postes que constituíam a fundação da casa, que, segundo estudos iniciais, tinha uma extensão de pelo menos 45 metros de largura e 9 metros de altura – tamanho suficiente para abrigar duas quadras de tênis.
(Fonte: Science Norway/Reprodução)
Ainda de acordo com Rødsrud, a casa encontrada em Sem tinha uma estrutura distinta das demais daquela era, contando com paredes que sustentavam o teto – algo não usual em construções desse período.
Havia também outros postes espalhados próximos às paredes, insinuando que poderiam ter sido utilizados para apoiar o telhado ou formar passagens laterais.
(Fonte: Science Norway/Reprodução)
De que época seria a construção?
A datação exata da casa ainda é um mistério. Embora os pesquisadores acreditem que ela pertença à Era Viking, construída entre os anos 800 e 1600 d.C., existem indícios de que ela possa ser ainda mais antiga.
A presença de fragmentos de cerâmica, típicos do início da Idade do Ferro (500 a.C. a 800 d.C,), levanta tal suspeita. Porém, ainda são necessários mais estudos para confirmar essa hipótese.
Quem teria habitado essa imensa casa viking?
Os indícios apontam que a região em que a casa foi construída provavelmente era habitada por integrantes da realeza viking. Escavações anteriores descobriram moedas, joias e outros artifícios associados ao rei Christian IV da Dinamarca, que governou entre os anos 1588 e 1648.
Além disso, a existência de fossos de cozinha em casas menores próximas indica que grandes festividades eram realizadas na área, provavelmente com a presença da realeza e com importantes decisões políticas sendo tomadas.
Comentários estão fechados.