Ácidos nucleicos
Essas são moléculas de extrema importância para os seres vivos, vamos conhece-las?
Eles são armazenados no núcleo das células e são os responsáveis por armazenar a informação genética que será expressa na síntese proteica, pela multiplicação celular e transferência de características por hereditariedade.
Estrutura química dos nucleotídeos
Cada nucleotídeo é formado por uma pentose, uma base nitrogenada e um radical fosfato.
A pentose é um açúcar formado por cinco carbonos que pode ser de dois tipos: desoxirribose no DNA ou ribose no RNA.
As bases nitrogenadas são estruturas em anel e podem ser do tipo púricas ou do tipo pirimídicas.
O DNA e o RNA compartilham as bases púricas adenina (A) e guanina (G). Já entre as bases pirimídicas, eles compartilham a citosina (C) e têm particularidades quanto a segunda, o DNA possui timina (T) e o RNA possui uracila (U).
O radical fosfato é o responsável por dar aos ácidos nucleicos sua característica acida e, além disso, ele também faz as ligações entre os nucleotídeos que formam uma cadeia.
DNA ou ácido desoxirribonucleico
O DNA é formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice) contendo os nucleotídeos.
Os filamentos enrolados entre si são ligados por pontes de hidrogênio que se formam entre as quatro bases nitrogenadas.
As pontes de hidrogênio não são formadas aleatoriamente entre os pares de bases, cada base tem seu parceiro ideal, adenina se liga a timina (A-T ou T-A) e citosina se liga a guanina (C-G ou G-C).
O DNA fica completamente compactado dentro do núcleo da célula, se ele pudesse ser esticado, teríamos uma fita com pelo menos 2 metros de comprimento!
Os vírus são os únicos seres vivos que não possuem DNA no planeta Terra.
RNA ou ácido ribonucleico
O RNA é a molécula responsável pela síntese de proteínas. O RNA é produzido no núcleo da célula pelo DNA, mas como precisa transportar informações, também pode ser encontrado no citoplasma.
Ele é formado por uma cadeia simples, ou seja, possui uma única fita que é formada a partir de uma fita de DNA, com a ajuda da RNA polimerase.
A RNA polimerase é a enzima que auxilia a produção de RNA. Essa enzima é formada pelo DNA a partir de um processo chamado transcrição.
O RNA pode se apresentar de três formas:
- RNA transportador (RNAt): transporta os aminoácidos até os ribossomos, local onde serão utilizados pelos RNAr na síntese proteica.
- RNA mensageiro (RNAm): transporta as informações genéticas do núcleo até o citoplasma e orienta a ordem dos aminoácidos para o RNAr usar na síntese de proteínas.
- RNA ribossômico (RNAr): é o principal constituinte dos ribossomos e, consequentemente, o principal responsável pela síntese de proteínas.
Resumo das diferenças entre DNA e RNA
Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.