Bases nitrogenadas

As bases nitrogenadas são unidades fundamentais para formação de DNA. Continue lendo para conhecê-las!

0

As bases nitrogenadas são moléculas que compõem a estrutura dos ácidos nucleicos que formam as moléculas de DNA e de RNA.

Classificação de bases nitrogenadas

Bases púricas ou purinas: bases grandes, formadas por dois anéis de carbono e nitrogênio. Geralmente são solúveis em água, têm pH neutro e são abundantes na natureza. Elas compreendem metade das bases do DNA. São duas: adenina (A) e guanina (G).

Bases pirimídicas ou pirimidinas: são moléculas menores que as purinas, formadas por apenas um anel de carbono e nitrogênio. As pirimidinas são as responsáveis por diferenciar DNA de RNA através de um grupo metila. São três: citosina (C), timina (T) e uracila (U).

Bases nitrogenadas do DNA

O DNA é formado por adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T).

Os cientistas Watson e Crick descobriram por cromatografia que o DNA é formado por uma estrutura com duas fitas, num modelo que eles chamaram de dupla hélice.

Essas fitas estão conectadas através das bases nitrogenadas que se ligam por pontes de hidrogênio: uma base púrica se liga a uma base pirimídica.

Portanto, temos as seguintes ligações estabelecidas nas moléculas de DNA: G-C e A-T.

De acordo com o modelo dupla hélice, essas fitas giram em espiral e se combinam, de modo que se uma fita apresentar a sequência GCATAATG, a outra fita terá que apresentar a sequência CGTATTAC para corresponder.

Bases nitrogenadas do RNA

O RNA é formado por adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U).

A única base que diferencia o DNA do RNA é a uracila que substitui a timina. A grande diferença entre essas duas bases é que a timina possui um grupo metila que está ausente na uracila.

Portanto, temos as seguintes ligações estabelecidas nas moléculas de RNA: G-C e A-U.

Bases nitrogenadas - DNA x RNA
Bases nitrogenadas – DNA x RNA

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.