Adeus, atestado falso! Conheça a IA que sabe quando você está realmente resfriado!
Pesquisadores Indianos analisaram os padrões vocais de 630 pessoas para detectar quem estava realmente resfriado.
A Inteligência Artificial virou assunto por toda a internet recentemente, após a popularização de ferramentas como o ChatGPT da OpenAI. Muitas pessoas estão encontrando várias maneiras de explorar essas ferramentas e torná-las úteis, seja para qual for o objetivo. E agora, pesquisadores descobriram que podem, através de uma IA que detecta resfriados, identificar diferenças entre a pessoa doente e a sadia apenas pelo tom da voz.
IA promete detectar quem realmente está doente
Confira o que diz a pesquisa:
Pesquisadores conseguem detectar resfriado apenas por mudanças no tom da voz
Embora isso possa ser útil para ajudar as pessoas a detectar um resfriado, também pode significar problemas para os funcionários que muitas vezes ligam dizendo que estão doentes para poder faltar ao trabalho.
Se essa tecnologia se tornar a próxima grande novidade no futuro e levar ao desenvolvimento de mais um produto revolucionário, os empregadores poderão usá-la para saber quem está resfriado e quem não está.
De acordo com um relatório atribuído ao The Economist, pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Sardar Vallabhbhai, analisaram os padrões vocais de 630 pessoas. 111 delas estavam realmente resfriadas.
Os padrões foram analisados para identificar quem realmente estava doente. O relatório acrescenta também que foram analisados ritmos vocais da fala humana para detectar a presença de um resfriado nas pessoas.
Pois uma pessoa resfriada pode apresentar um padrão irregular desses ritmos vocais. Baseando-se nesses dados, os pesquisadores usaram algoritmos da AI para analisar as diferenças nas modulações de cada indivíduo, afim de detectar quem estava realmente resfriado.
The Economist relatou ainda que os participantes do teste tiveram que contar de 1 a 40, seguidos pela descrição do que fizeram no fim de semana. Eles então foram convidados a recitar a fábula de Esopo intitulada O Vento Norte e o Sol.
A precisão do estudo na detecção do resfriado foi de 70%.
Comentários estão fechados.