ESSES aditivos alimentares são proibidos no mundo e usados no Brasil
Venha entender por que alguns aditivos alimentares são proibidos em certos países.
Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos com o objetivo de manter ou melhorar seu sabor e/ou prolongar seu tempo de conservação. Entretanto, alguns desses aditivos são prejudicais ao organismo, que foram até proibidos em alguns países. O que nos preocupa é que, no Brasil, muito deles ainda são consumidos. Por isso, no artigo de hoje, vamos disponibilizar 5 coisas que são proibidas lá fora e consumidas por nós brasileiros.
Leia mais: Alimentos proibidos para gatos: Veja o que evitar
5 aditivos proibidos em outros países, mas consumidos por brasileiros
O artigo tem como objetivo alertar pessoas que consomem esses aditivos que são prejudiciais ao organismo, mostrando o porquê alguns deles foram até proibidos em outros países.
Confira agora quais são esses aditivos:
1. Salmão de aquicultura
A ração desse salmão possui diversos aditivos que deixam resíduos na carne, podendo prejudicar suas qualidades visuais. Além disso, ao comer esse tipo de salmão, você acaba consumindo a cantaxantina sintética, antioxidante que pode causar efeitos adversos como anemia, náuseas e diarreia. Também existe o impacto ambiental que a cantaxantina sintética causa, visto que ela aumenta o número de parasitas e fortalece micro-organismos causadores de enfermidades.
2. Ractopamina
Esse aditivo é incluído na ração de animais de produção – como os suínos – para ajudar no desenvolvimento muscular. De acordo com um estudo, foi possível constatar que a Ractopamina eleva o ritmo cardíaco no organismo humano. Nos animais, essa substância pode ser tóxica e deixá-los com riscos de exposição. A Ractopamina é proibida em 50 países. No Brasil, os produtores de carne não a utilizam, visto que os importadores não aceitam. Entretanto, a substância ainda é muito defendida no país.
3. Corantes artificiais
Os corantes são feitos com elementos derivados do petróleo e seu consumo pode causar vários tipos de câncer. Tais substâncias são proibidas nos seguintes países: Noruega, Áustria, Finlândia, Reino Unido e na França. Elas também são restritas na União Europeia. No Brasil, o único corante artificial que é proibido é o amarelo de quinoleína (E104).
4. Frango contaminado com arsênico
O arsênio é utilizado para tratar doenças em aves e no desenvolvimento do animal. Tal substância é cancerígena e também pode migrar para lençóis freáticos. Esse aditivo ainda assim é vendido no Brasil.
5. Conservantes BHA e BHT
Tais conservantes são agentes cancerígenos e podem causar intoxicações sistêmicas. Ele é usado para evitar a rancificação e oxidação de óleos. São proibidos em diversos países, mas ainda consumidos no Brasil.
Comentários estão fechados.