Adultos podem pedir pratos de menus infantis?
Recentemente uma internauta viralizou ao expor questionamento sofrido por pedir ‘prato infantil’ em um quarto de hotel no Japão.
Os chamados menus infantis são, como o nome já diz, opções de cardápio voltadas ao paladar das crianças. Eles estão presentes no plantel de restaurantes, hotéis e outros lugares que servem comida ao público.
Além de alimentos selecionados e pratos menos condimentados, os menus infantis também servem quantidades menores de comida e os pratos vendidos geralmente são mais baratos.
Levando essas informações em consideração, alguns adultos gostam de pedir pratos infantis, seja pela comida mais simples, a quantidade menor ou o preço mais baixo. Mas, isso é permitido?
Recentemente uma mulher viralizou na internet ao expor questionamento sofrido por pedir uma opção oferecida no menu infantil de um hotel no Japão. O vídeo do relato, postado no TikTok, já bateu mais de 1,4 milhão de visualizações.
“Estou no Japão agora e acabei de pedir serviço de quarto. A garota que trouxe o pedido para o meu quarto abriu a porta e disse: ‘Onde está a criança?’”, disse a mulher.
Nesse caso, a cliente do hotel pediu uma pizza de pepperoni de tamanho pequeno, indicada para crianças. Segundo ela, não há problema em um adulto pedir pratos infantis e o que lhe agrada é o visual dos alimentos preparados para crianças.
(Imagem: capturas de tela no TikTok/Pequenas Empresas & Grandes Negócios/reprodução)
Na seção de comentários da postagem, a imensa maioria dos usuários deram razão à mulher e classificaram a ação do hotel japonês como “absurda”, “inadmissível” e “abusiva”.
Em um comentário, um internauta usou a lógica. “As porções são menores, então você está literalmente recebendo a quantidade pela qual pagou”, disse ele.
Outra usuária do TikTok contou uma experiência pessoal que parece ter sido bastante indigesta para a sua filha de 13 anos de idade.
“Fiquei chocada quando fui a um lugar com minha filha, que tinha 13 anos, e não permitiram que ela pedisse o menu kids, mas ela queria os pratos de criança.”, relatou.
O que diz a lei?
Questionada sobre esse assunto, a advogada Priscila Viola Zangiácomo explicou que, no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe que restaurantes, hotéis ou outros estabelecimentos neguem a venda de pratos infantis a adultos. Segundo o CDC, nisso está configurada uma prática abusiva.
“Se há indicação no cardápio sobre a venda do produto, ele deve ser cumprido pelo estabelecimento. Não é permitido por lei determinar alimentos exclusivos para crianças. Tais práticas são consideradas abusivas e vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor”, destaca a advogada.
Priscila aponta que clientes insatisfeitos e constrangidos podem até mesmo recorrer ao Procon e chamar a Polícia Militar ao estabelecimento onde foram destratadas.
“Ele [o consumidor] pode, inclusive, solicitar a presença da polícia militar no local, sob pena do estabelecimento responder por crime contra o consumidor”, informa ela.
* Com informações da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Comentários estão fechados.