Aeronáutica abre concurso para admissão no curso de formação de cadetes
O curso tem duração de três anos e funciona em regime de internato remunerado.
Foi anunciado recentemente um novo concurso público que irá selecionar 130 jovens para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) da Força Aérea Brasileira (FAB).
No curso, que terá início em 2025, serão admitidos jovens com no mínimo 15 anos e no máximo 18 anos completados em 31 de dezembro do mesmo ano. Quem passar, deve ser alocado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), pelo período de três anos.
A formação funciona em regime de internato, mas é remunerada no valor de R$ 1.300 por candidato. Além desse salário, os cadetes serão providos de alimentação, alojamento e assistência médica.
A Aeronáutica explica que esse curso é equivalente ao ensino médio regular, mas com direcionamento em disciplinas relacionadas à divisão aérea das Forças Armadas do Brasil.
Ao final dos três anos de curso, os cadetes poderão seguir para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para iniciar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) e tornarem-se oficiais da FAB de fato.
Como se inscrever?
Os interessados em fazer parte do Curso Preparatório de Cadetes do Ar devem acessar o site oficial da FAB e proceder com o cadastro no concurso de admissão, que promete ser disputado.
As inscrições estarão abertas entre os dias 5 e 25 de março, exigindo o pagamento de uma taxa de R$ 80. Candidatos que se enquadrem nos pré-requisitos podem pedir a isenção do pagamento da taxa.
Além dos limites de idade, a Aeronáutica exige que os futuros cadetes sejam solteiros e não tenham filhos. No edital, que você pode conferir na íntegra clicando aqui, estão descritas as demais exigências do certame.
Por fim, as provas estão marcadas para o dia 23 de junho e vão ser divididas entre uma seção discursiva (redação) e outra de objetiva (questões de múltipla escolha).
O cronograma completo do concurso, bem como critérios de avaliação e desempate, estão todos descritos no edital disponibilizado acima.
Comentários estão fechados.