Afinal, por quê comer carne? Prevenção da demência é uma das razões!
Presença de antioxidantes na carne é responsável pela melhora da saúde e longevidade.
Os últimos anos foram marcados pelo aumento de informações sobre os malefícios do consumo de carne para o meio ambiente. Porém, o alimento – que em diferentes momentos pode ser considerado ruim – também tem os seus diferenciais, segundo estudos japoneses. Na pesquisa, os cientistas afirmam quais são os benefícios de comer carne.
Por quê comer carne? Antioxidantes fazem parte da resposta
Quem pratica atividades físicas sabe bem quais são os benefícios de comer carne, em razão da quantidade de proteínas presente no alimento, que auxilia na recuperação muscular. Da mesma forma, o ferro, as vitaminas e os minerais também estão entre os benefícios nutricionais da carne.
Claro, a influência do alimento no corpo e na mente vai muito além do que muitos imaginavam. De acordo com o estudo liderado por Hideshi Ihara, na Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, a carne é repleta de antioxidantes que contribuem para aliviar e prevenir doenças.
Os dipeptídeos imidazólicos, por exemplo, estão presentes em abundância tanto em carnes quanto peixes e, de acordo com o pesquisador, essa substância está diretamente relacionada ao alívio da fadiga e na prevenção de demência. No mesmo estudo, a equipe de Ihara descobriu que a carne bovina, peixe e frango detêm dipeptídeos com uma molécula de oxigênio a mais que os IDPs normais.
Essa substância chamada de 2-oxo-imidazol (2-oxo-IDPs) é considerada a variedade de IDPs mais comum no corpo.
Segundo o professor, a metodologia usada no estudo permite identificar cinco tipos de 2-oxo-IDPs. Dessa maneira, ele espera que o método seja aplicado em diferentes áreas do conhecimento, como medicina e farmácia, com o objetivo de prevenção de doenças e de melhoria da vida da população.
Acompanhamento nutricional e dieta equilibrada
O consumo da carne está associado a uma série de benefícios, mas deve ser acompanhado de perto por um profissional de nutrição, de preferência, para determinar a quantidade certa do alimento a ser ingerido.
Da mesma maneira, manter uma dieta equilibrada, com diferentes alimentos que sejam responsáveis por fornecer carboidratos, proteínas, fibras e outros elementos nutricionais, contribui de maneira positiva para a saúde física e emocional de todos.
Comentários estão fechados.