Afinal, sabão de coco é bom ou não para dar banho em cachorros?

Tire suas dúvidas e saiba o que usar na hora do banho do seu pet.

Você certamente já ouviu falar de alguém que diz só dar banho em cachorro com sabão de coco, ou quem sabe você mesmo seja essa pessoa. Mas afinal de contas, de onde vem essa ideia de que o sabão de coco é o mais apropriado para banhar os nossos pets?

Geralmente, acredita-se que esse é o sabão correto devido ao fato dele ser neutro e não ser favorável a reações alérgicas, por exemplo. No entanto, é importante entender o que os especialistas dizem, pois nessa questão há certas divergências. Veja quais são.

Leia também: Desinfetante caseiro: Aprenda essa receita infalível contra os fortes odores de xixi de cachorro

O sabão de coco não é totalmente inofensivo ao cachorro

O que muita gente não sabe é que, mesmo sendo um sabonete neutro, o sabão de coco pode trazer malefícios para a saúde dos cachorros. Isso porque a sua neutralidade, embora impeça o animal de ter reações imediatas, pode implicar em algumas condições a longo prazo.

Quando usado com frequência, o sabão de coco pode resultar na retirada total da gordura da pele e do pelo do cachorro. Isso se deve ao fato de que o pH da pele dos cães é parcialmente ácido, o que indica que ele deve ficar entre 5,8 ou 6,6.

Esse índice de pH é extremamente importante para que o cachorro se proteja de bactérias, mas o sabão de coco vai diretamente a essa ação. Isso porque o produto tem um pH de 10 a 12, bem mais alto que o da pele do cachorro, e isso favorece a proliferação de infecções bacterianas.

A longo prazo, o seu cachorro pode desenvolver problemas como coceira, infecções, opacidade da pelagem e ressecamento da pele. Dessa forma, faz-se necessário pensar em uma melhor opção para dar banho no seu cachorro.

Com o que dar banho em meu cachorro?

A melhor opção para quem quer dar banho no seu cachorro de uma maneira saudável é utilizar os sabões especializados para a pele desses pets. Há uma grande variedade desses produtos disponíveis no mercado, e você poderá escolher de acordo com a fragrância ou benefícios desejados.

O importante é você utilizar um sabão que seja aprovado pelo veterinário do seu cachorro ou pesquisar quais marcas tem o aval desses profissionais. Se os produtos forem caros, você pode, de vez em quando, usar o sabão de coco, mas apenas ele está fora de questão, ok?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More