6 problemas de saúde que os alimentos podem amenizar ou até curar

Saiba como uma boa alimentação pode prevenir ou curar certas doenças.

Uma boa alimentação é essencial para prevenir o surgimento de doenças, infecções e enfermidades em geral, juntamente a outros cuidados, é claro. Por outro lado, há alimentos que curam? A resposta é sim! Portanto, veja agora 6 situações em que os alimentos podem diminuir e até mesmo curar problemas de saúde.

Leia mais: Alimentos para baixar o colesterol ruim: conheça 6 opções

Problemas de saúde que a alimentação pode aliviar ou curar

  • Colesterol elevado

Os níveis de colesterol, HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e triglicérides são diretamente influenciados pela alimentação. Neste caso, devem ser evitados os alimentos que aumentam o colesterol ruim e os triglicérides, que são as carnes (sobretudo aquelas com gordura aparente), frituras e doces.

Por outro lado, os peixes, frutas, grãos integrais (como arroz integral e aveia), assim como os legumes e as castanhas são alimentos que aumentam o colesterol bom. Por isso, seu consumo deve ser feito diariamente, mas com moderação.

  • Câncer

A alimentação pode auxiliar no tratamento do câncer. Assim, é importante consumir alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, pois nessa doença existe um quadro de inflamação muito grave no organismo. Sendo assim, alimentos como frutas e verduras são riquíssimos em micronutrientes e seu consumo deve ser feito regularmente.

  • Anemia

Se a anemia for causada pela deficiência de ferro, alimentos como carne de boi, feijão, lentilha, grão de bico e ervilha devem fazer parte da sua alimentação. Nesse sentido, recomenda-se o consumo desses itens em combinação com alguma fonte de vitamina C para melhorar a absorção do ferro. Pode ser uma laranja, suco de limão ou tangerina.

  • Intestino preso

Alimentos ricos em fibras são imprescindíveis para melhorar o funcionamento do intestino. Portanto, é importante o consumo diário de frutas, legumes, assim como grãos integrais (aveia, linhaça). Ademais, a ingestão de água também é fundamental para facilitar as idas ao banheiro.

  • Hipertensão

O sódio é o principal inimigo de quem tem hipertensão, portanto o consumo desses alimentos ricos nesse nutriente deve ser moderado. Além disso, ingere-se diariamente nutrientes como cálcio, magnésio e potássio, que também regulam a pressão.

Dessa forma, alimentos como queijos, leites e iogurte desnatados, bem como abacate, banana, vegetais folhosos verde-escuros, feijões, amêndoas, castanhas e chocolate amargo são ótimas opções para pessoas hipertensas.

  • Imunidade baixa

Os alimentos são fontes de nutrientes excelentes para melhorar a defesa do corpo. Logo, recomenda-se o consumo de peixes devido a presença do ômega 3, e de frutas como laranja e tangerina por serem ricas em vitamina C.

Então, agora que você sabe quais são os problemas de saúde que os alimentos podem amenizar, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More