Agrotóxicos: Veja quais são as frutas mais afetadas por esses pesticidas

Existem algumas regras que limitam e proíbem o uso exacerbado de agrotóxico nos alimentos que chegam até nós.

Existem algumas regras que limitam e proíbem o uso exacerbado de agrotóxico nos alimentos que chegam até nós. Isso ocorre porque o consumo desse veneno, em grande quantidade, faz mal à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um relatório sobre a análise de pesticidas nas frutas brasileiras. Nele, os dados apontam algumas informações alarmantes e nos mostram quais são as frutas mais afetadas pelos agrotóxicos no Brasil. Veja mais!

Leia mais: Faz mal beber batida de banana com manga todos os dias?

Agrotóxicos

Agrotóxicos são produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados no setor de produção agrícola, com o objetivo de alterar a composição química tanto da flora quanto da fauna a fim de preservá-las e garantindo a produtividade das lavouras. Também são conhecidos como defensivos agrícolas, agroquímicos e pesticidas. Porém, segundo pesquisas feitas por órgãos como a Anvisa, seu uso está associado a diversos problemas ambientais e de saúde.

As frutas com mais agrotóxicos

Uma pesquisa feita pela Anvisa analisou cerca de 4,6 mil amostras a fim de encontrar resíduos de agrotóxicos nas frutas. Assim, foram localizados pesticidas em 51% de todas as análises feitas. Além disso, foram encontrados 112 diferentes tipos de pesticidas, sendo que 23% eram substâncias proibidas ou estavam em quantidades superiores ao limite permitido. De acordo com essa pesquisa, as frutas com mais agrotóxicos são:

  • Goiaba

Das 283 amostras de goiaba analisadas, os pesquisadores acharam cerca de 43 tipos de agrotóxicos presentes na fruta. Além disso, foram detectadas 115 amostras com agrotóxicos proibidos por lei e 18 com quantidades acima da permitida. Logo, isso significa que esses alimentos podem se tornar prejudiciais para a sua saúde.

  • Abacaxi

Entre as frutas com mais agrotóxicos analisadas pela Anvisa, está também o abacaxi. Neste caso, 28 tipos de agrotóxicos acima do permitido foram detectados, sendo que 18 eram proibidos pela legislação atual. O órgão analisou cerca de 347 amostras.

  • Manga

Dentre as 33 amostras com agrotóxicos encontrados, 32 estavam com quantidade a mais que o permitido e 31 possuíam agentes proibidos e prejudiciais à saúde. No caso das mangas, a Anvisa fez o teste em 350 unidades da fruta.

  • Uva

A uva também está nessa lista, em que foram detectados 66 tipos de agrotóxicos, sendo que 49 estavam acima do limite e 48 eram proibidos por lei. A Anvisa analisou o total de 319 amostras para emitir esse resultado.

  • Laranja

Por fim, cerca de 382 laranjas foram analisadas, revelando os dados referentes à presença de agrotóxicos nelas. Assim, 48 substâncias não permitidas por lei foram encontradas nessas frutas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.