Água com cloro é prejudicial à saúde dos cães?

Entenda porque é necessário ter cuidado com esse elemento.

O cloro é um composto químico normalmente utilizado para eliminar e manter o espaço livre de microrganismos, como fungos, bactérias e vírus.

Comumente podemos encontrar grande quantidade de água com cloro nas piscinas. Assim, os cachorros podem ter o hábito de tomar banho ou beber a água deste ambiente. Mas será que a água com cloro é prejudicial à saúde dos cães? É o que você vai ver agora neste artigo!

Veja mais: Conheça os sinais de que o cachorro está sentindo dor

Água com cloro prejudica a saúde dos cachorros?

Se o animal ingerir água com uma alta concentração de cloro, o elemento pode facilmente irritar regiões mucosas mais sensíveis dos cachorros, como a boca, língua e todo o sistema digestório. Assim, ao entrar em contato com o organismo do seu pet, o cloro poderá causar queimaduras, dor abdominal, diarreias, náuseas e vômitos.

Entretanto, o que irá determinar os sintomas varia de um animal para o outro. Isso porque eles dependem da quantidade de cloro ingerida e das peculiaridades de cada cão, sendo que cada um pode responder de uma maneira diferente.

Desta forma, o ideal é que você sempre deixe água tratada disponível para o seu animal beber, evitando que ele corra para se hidratar com a água da piscina. Outra situação comum está relacionada aos cachorros que tomam banho de piscina. Essa ação pode ocasionar sensibilidade, reações alérgicas ao cloro e irritação dos olhos e mucosas externas.

Entretanto, não pense que o perigo do cloro em excesso para o seu amiguinho está restrito apenas às piscinas. Atualmente existem muitos produtos, principalmente os de limpeza, que utilizam cloro na sua formulação, tais como a água sanitária e desinfetantes.

Assim, é recomendado evitar o uso desses produtos em espaços onde o cachorro costuma ficar deitado e mantê-los bem afastados dos animais, em locais altos ou fechados.

O que fazer se o pet ingerir água com cloro acidentalmente?

Apesar de tomar todos os cuidados, o cachorro pode ingerir a água da piscina sem que você perceba. Primeiramente, mantenha a calma e não entre em pânico quando o flagrar nesta situação. Ofereça e estimule o consumo de água filtrada e observe se o animal apresentará algum sinal de intoxicação nas próximas horas. Caso você perceba que o cãozinho está muito quieto ou apresenta indícios de que está ficando doente, leve seu pet ao veterinário com urgência.

Então, agora que você sabe se a água com cloro é prejudicial à saúde dos cães, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More