Descubra como regularizar o CPF online

O procedimento é simples e pode ser realizado pelo site da Receita Federal.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um registro feito pela Receita Federal para identificar os cidadãos. O CPF é necessário para efetuar matrícula em universidades, abrir contas, fazer concursos públicos, compras, contribuir com Imposto de Renda, entre outras tarefas do dia a dia.

Entretanto, por alguns problemas, este documento pode se tornar irregular e causar uma série de contratempos para você. Assim, é necessário que o cadastro esteja em dia para evitar transtornos. Por isso, explicaremos a seguir como regularizar o CPF online. Acompanhe a leitura!

Veja mais: Ao pôr CPF na nota eu estou aumentando o meu Score no Serasa? Entenda a função da medida

Regularização do CPF online

De fato, a tecnologia veio para facilitar a nossa vida. Atualmente, é possível regularizar situações com o CPF sem precisar sair de casa. Contudo, o serviço só está disponível para uma das cinco categorias de irregularidade.

O seu documento pode estar suspenso, cancelado, pendente de regularização, titular falecido ou nulo. O CPF suspenso acontece quando existem erros no cadastro. Já o cancelado ocorre quando há duplicidade do documento, o que implica no seu cancelamento por meio de decisão judicial.

O CPF pendente de regularização diz respeito à falta da entrega de alguma declaração de Imposto de Renda. Já o titular falecido diz respeito ao óbito do portador, enquanto o CPF nulo é motivado por fraude no registro.

A regularização do CPF online pelo site ou aplicativo só pode ser feita quando se tratar do primeiro caso mencionado anteriormente, ou seja, quando o cadastro está suspenso. Caso você não saiba em qual categoria o seu CPF se encontra, basta consultar o site da Receita Federal.

Como regularizar o CPF on-line?

Para regularizar o documento pela internet, basta acessar a página eletrônica oficial da Receita Federal. Busque a função “Meu CPF” e selecione a opção “Atualizar CPF”. Em seguida, procure por “Etapas para realização desse serviço” e clique em “regularizar CPF que esteja suspenso”. Por fim, preencha as informações solicitadas e clique para enviar.

Ademais, caso você queira usar o aplicativo “Pessoa Física”, o procedimento também é bem simples. É só fazer o download na loja do seu celular, abrir o aplicativo e acessar a função de “Serviços CPF”. Depois, toque em “Regularização de suspensos” e siga as orientações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More