AIEA – Agência Internacional de Energia Atômica

Agência Internacional de Energia Atômica: O que é, qual seu objetivo, países membros, o que faz, importâncias e departamentos.

Fundada em julho de 1957 e com sede em Viena na Áustria, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) é uma organização internacional autônoma, que é responsável por gerenciar assuntos nucleares, no sentido em que preza pelo uso seguro e pacifico da energia atômica, evitando que essa energia seja usada para fins nucleares.

A agência mantém relações diretas com a ONU (Organização das Nações Unidas), que é uma empresa com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.

Objetivos da AIEA

  • Promover o uso pacífico e seguro da Energia Atômica em todo mundo, a partir do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
  • Interdição do uso da energia atômica para fins militares como, por exemplo, fabricação de bombas atômicas.
  • Suporte aos países membros na melhoria das capacidades científicas e tecnológicas nas aplicações pacíficas da energia atômica.
  • Promover entre os países membros a utilização de técnicas nucleares voltadas para o desenvolvimento sustentável.
  •  Desenvolvimento de programas voltados para a segurança e proteção de pessoas e meio ambiente contra os efeitos nocivos da radiação nuclear.

Participantes:

Atualmente, 138 nações fazem parte da AIEA. Estas são simpatizantes ao fato de energia atômicas para fins científico e pacífico. Anualmente, os representantes dessas nações se encontram para uma Conferência Geral em que elegem 35 membros para o Conselho de Governadores, responsável por preparar as decisões que serão ratificadas pela Conferência Geral.

Importância

Além da questão social e sustentável que a organização preza, ela é de crucial importância a segurança mundial, principalmente no que se refere ao uso de armas nucleares.

Como vários países detém tecnologias voltadas para a geração de energia nuclear e produção de armas atômicas (muitos até possuem estas armas),  é fundamental que haja um órgão fiscalizador para o controle e fiscalização deste tipo de energia.

Departamentos da AIEA

  • Aplicações e Energia Nucleares
  • Proteção e Segurança
  • Vigilância, Verificação e Inspeção
  • Salvaguardas (verificação das declarações que os estados-membros fazem sobre as atividades e materiais nucleares).
  • Assistência técnica e científica
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.