Além do Enem, como é possível entrar na USP?

Universidade de São Paulo oferece alternativas para ingresso com a nota do Enem e proporciona mais oportunidades para estudantes.

Ingressar na Universidade de São Paulo (USP) é um sonho para muitos estudantes em época de vestibular, e, com o processo do Enem USP, essa conquista pode estar mais próxima. Além do tradicional vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a USP oferece formas alternativas de ingresso.

O Enem USP é uma dessas possibilidades, que possibilita aos alunos aplicarem as suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conquistar uma vaga na instituição pública.

Tal modalidade facilita e agiliza o ingresso sem a necessidade de prestar o vestibular da Fuvest. Os candidatos podem escolher até três cursos em diferentes áreas, como Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. Dessa maneira, isso permite uma maior flexibilidade na seleção da carreira universitária.

Além disso, segundo o site da Universidade, outras formas de ingresso incluem: Provão Paulista, Olimpíadas do Conhecimento, transferência externa e para aluno especial de graduação.

USP oferece entrada em seus cursos também por meio da nota do Enem (Imagem: reprodução/Reitoria USP/Site USP)

Vagas e modalidades de ingresso

O Enem USP disponibiliza 1.500 vagas, distribuídas entre categorias de concorrência ampla e candidatos de escolas públicas e pretos, pardos e indígenas.

Veja os números com mais precisão:

Categoria

Vagas

Ampla Concorrência

685

Escolas Públicas

512

Escolas Públicas PPI

303

Enquanto isso, a Fuvest oferece 8.147 vagas e se destaca como a principal modalidade de entrada na USP.

Embora as datas exatas não tenham sido definidas, as inscrições para 2025 provavelmente vão seguir o padrão de anos anteriores. Em 2024, por exemplo, as inscrições começaram em dezembro e foram até janeiro, com uma taxa de inscrição de R$ 10.

Dicas para o Enem 2025

Apesar de ainda estar longe, é bom pensar em como se dar bem no exame deste ano. Para um bom desempenho no Enem, estratégias como um bom plano de estudo são imprescindíveis. O plano de estudos é capaz de ajudar os alunos a se focarem nas matérias mais importantes e a otimizarem o seu tempo de estudo.

Com a nota do Enem, o caminho para a USP está mais acessível, seja através da ampla concorrência ou por modalidades específicas, assim os candidatos têm diversas opções.

Se você deseja garantir a sua vaga, começar a estudar quanto antes, com um bom plano de estudos, é crucial para se preparar tanto para o Enem quanto para a Fuvest.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.