Além do RG: outros 7 documentos que servem como identificação
No Brasil, existem outros documentos que servem como comprovação de identidade. Conheça-os!
Com a alta demanda do ‘Novo RG’, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida pra alguns estados. No entanto, não são todos que conseguiram obter o novo documento.
Como o documento é um dos que os brasileiros carregam na bolsa, para fins e identificação, pode ser um grande prejuízo andar pelas ruas sem um documento que comprove a sua identidade.
Uma das principais preocupações é descobrir quais documentos podem ser usados como comprovação de identidade quando a obtenção do RG se torna uma tarefa árdua.
Para esclarecer essa questão, pesquisamos uma lista de documentos alternativos que podem ser usados em situações de urgência, embora seja crucial observar que as facilidades variam de acordo com a finalidade de uso.
Documentos que servem como identificação
1. Carteira de Trabalho (CTPS)
A Carteira de Trabalho desempenha um papel crucial como documento de identificação em várias ocasiões, sobretudo em questões ligadas ao emprego e aos benefícios previdenciários.
2. Passaporte
O passaporte, principalmente destinado a viagens internacionais, é reconhecido como documento de identificação em muitos contextos devido à presença de dados essenciais e fotografia do portador.
3. Certificado de reservista
Este documento confirma a inclusão dos brasileiros que cumpriram o serviço militar na Reserva do Exército, além de ser aceito como forma de identificação.
4. CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
A CNH não apenas certifica o direito de dirigir, mas também pode ser utilizada como documento de identificação em diversas circunstâncias, especialmente em assuntos relacionados ao trânsito e serviços públicos.
5. Certidão de Nascimento
Para menores de 12 anos, a certidão de nascimento é comumente aceita como documento de identificação, especialmente quando acompanhada pelos pais ou responsáveis.
6. Carteira de identidade indígena
A declaração emitida pela Funai para indígenas é aceita como documento de identificação quando atesta a veracidade dos dados pessoais do portador.
7. CPF (Cadastro de Pessoa Física)
O CPF, fundamental para todos os brasileiros, é válido como documento de identificação em estabelecimentos comerciais e instituições.
Contudo, em certas ocasiões, pode ser exigido um documento complementar, como a CNH ou o passaporte, devido à ausência de fotografia no CPF.
Comentários estão fechados.