Alerta! Jovem fica gravemente doente após treino intenso de CrossFit
Jessica Johnson, de 25 anos, sofreu uma séria lesão nos braços ao tentar completar treino de alta intensidade.
Uma tentativa de superar os próprios limites em um treino de CrossFit resultou em complicações graves para Jessica Johnson, uma jovem de 25 anos. O incidente ocorreu nos Estados Unidos, quando ela decidiu participar de um desafio de alta intensidade.
A rotina de exercícios envolvia duas corridas de 1,6 km, além de centenas de flexões, barras e agachamentos. Após completar 50 flexões, Jessica sentiu dores intensas nos braços, que acreditou serem normais devido ao esforço.
Porém, Jessica percebeu que algo estava errado quando perdeu a sensibilidade nas mãos e notou que sua urina estava mais escura, quase alaranjada. Preocupada, ela procurou assistência médica.
Os médicos diagnosticaram Jessica com rabdomiólise, condição em que os músculos se quebram e liberam substâncias químicas na corrente sanguínea, prejudicando rins e fígado.
Ela precisou ser hospitalizada por quatro dias para tratamento.
Recuperação e lições aprendidas
Imagem: Redes Sociais/reprodução
Após exames e primeiros socorros, os médicos recomendaram que Jessica evitasse exercícios intensos e retornasse gradualmente com atividades mais leves.
Ela decidiu não mais treinar para o desafio “Murph”, afirmando que não vale o risco de uma nova internação.
“Decidi que não vou treinar para o Murph. Não vale outra internação hospitalar […] Malhar demais e fazer exercícios muito agressivos não é bom para você e não é saudável. Acho que algumas pessoas precisam ouvir isso”, relatou Jessica ao The Daily Mail.
Essa experiência serviu como um alerta importante sobre os perigos do excesso de exercícios, destacando a necessidade de estar atento aos sinais do corpo durante atividades físicas intensas.
É importante manter cuidados
A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os profissionais de saúde e pode prevenir uma série de doenças de ordem metabólica, endocrinológica e até mental, sobretudo aquelas de caráter crônico.
Entretanto, exageros, como o praticado por Jessica, podem trazer consequências graves. Inclusive, quadros de rabdomiólise são apenas um dos muitos riscos envolvidos.
Portanto, mantenha a moderação durante a prática de exercícios físicos e, preferencialmente, busque a consultoria de um educador físico no processo.
*Com informações da Rádio Itatiaia.
Comentários estão fechados.