Alerta: Mulheres devem evitar fazer xixi no banho
Especialistas alertam sobre os problemas que podem surgir a partir desse hábito tido como inofensivo e rotineiro.
Embora nem todos estejam dispostos a assumir, a maioria das pessoas já fez, ou faz, xixi no banho com certa frequência. De certa forma, isso é tido como algo inteiramente comum e que não apresenta prejuízo de qualquer alguma.
Por outro lado, diversos especialistas alertam que mulheres não devem fazer xixi no banho, visto que essa prática pode gerar consequências para a saúde íntima.
Leia Mais: Confira as 5 vitaminas mais importantes para a saúde da mulher
Cuidado com o assoalho pélvico
Faz parte do assoalho pélvico o conjunto de músculos voluntários e involuntários, além de ligamentos com conexão a estrutura ósseas da região da pélvis. Essa é a região responsável pelo momento de eliminação da urina, e que assume um papel ainda mais importante no caso do corpo das mulheres.
Afinal, o relaxamento do assoalho pélvico é algo essencial para que as mulheres consigam urinar. Por isso, a recomendação exata para elas é sentar-se para fazer xixi, para que não haja complicações ou incômodos nesse momento. Portanto, fazer xixi no banho, geralmente em chuveiros, significa um esforço maior da região pélvica, além do risco de não se eliminar inteiramente a urina.
Esse fator decorre por conta da própria anatomia do corpo das mulheres e dos respectivos órgãos e músculos responsáveis pela urina. Entretanto, muitas acreditam que, caso coloquem uma perna sobre a outra, não haja problemas, mas isso não é verdade. No geral, o exato é recorrer à posição tradicional.
Risco de desregulação
Também é muito comum que mulheres mencionem que na hora do banho sintam vontade intensa de urinar. Mas é necessário lembrar que, embora seja natural remeter o barulho da água à urina, não é normal uma disfunção de condicionamento. Ou seja, se você sente desejo muito intenso e insuportável de urinar apenas ao ouvir o barulho da água, pode ser que o seu corpo esteja condicionado a fazer essa associação.
Dito isso, fazer xixi no banho é uma das formas de se estimular a criar essa associação e, consequentemente, condicionamento. Por isso, evite sempre desenvolver esse hábito, que pode até de levar a uma desregulação da bexiga e urinar em momentos indevidos. Caso você já tenha desenvolvido esse problema, saiba que é o momento de buscar a ajuda de um ginecologista.
Comentários estão fechados.