ALERTA vermelho para onda de calor é prorrogado; veja até quando vai

O Inmet decidiu prorrogar o alerta de perigo devido a intensa onda de calor que atinge o país. Confira a previsão!

O Inmet emitiu um novo comunicado nesta segunda-feira (13) que estende o alerta vermelho para a onda de calor que atinge todo o país. Segundo o novo aviso, os efeitos do fenômeno serão sentidos até sexta-feira (17), principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste. O alerta serve para relembrar os brasileiros sobre a necessidade da atenção com a saúde, visto que as temperaturas estão pelo menos 5 °C acima da média há mais de cinco dias.

Veja também: ALERTA de calor! 6 estados estão sob perigo até quarta-feira, 15.

“Pelo menos até sexta-feira esse panorama vai se manter. A partir de sábado já existe uma situação de mudança do tempo com a chegada em algumas regiões de uma mudança atmosférica que estamos acompanhando, mas pode ser que a onda de calor ainda permaneça”, explicou Márcia Seabra, meteorologista do Inmet.

Dessa forma, o alerta vermelho, de grande perigo, engloba todo o centro do país, alcançando também pontos das demais regiões. Grande parte do Nordeste permanece sob alerta amarelo, assim como o Amazonas e o Acre. Nos estados do Sul, o alerta é laranja.

São Paulo atinge dia mais quente do ano

Nesta segunda (13), a cidade de São Paulo voltou a registrar o dia mais quente do ano. Conforme analisado pelo Inmet, houve o registro de 37,4 °C às 15h na zona norte da capital paulista. Na zona sul, o calor foi ainda mais intenso: 38,5 °C às 15h. No entanto, a temperatura mais alta foi registrada na Vila Mariana, com os termômetros chegando aos 39,5 °C.

Com isso, a Defesa Civil emitiu um alerta confirmando o aumento do prazo do fenômeno no país, informando que as altas temperaturas deverão continuar devido à permanência de uma massa de ar quente sobre o estado. Segundo o órgão, a previsão indica máximas de 39 °C, com sensação de 40 °C até esta quinta-feira (16).

Tempo mais ameno previsto apenas na serra da Mantiqueira, com previsão de 29 °C devido às condições da montanha. Com exceção da área litorânea, a umidade do ar na região ficará muito baixa, em torno de 30%. Assim, os moradores deverão ter cuidado com a saúde, aumentando a ingestão de líquido e evitando a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.