Alexa terá cobrança de mensalidade pela Amazon; saiba tudo aqui
Assistente virtual existe desde 2014 e se tornou aliada no dia a dia de muitas casas. Agora, terá novos serviços e cobrança extra.
A assistente virtual Alexa se tornou mania no mundo inteiro nos últimos anos por conta da praticidade e dos diversos serviços oferecidos.
Até então, os consumidores compram o aparelho e pagam apenas uma vez, usando de forma gratuita depois.
Entretanto, a Amazon, empresa criadora da Alexa, já cogita cobrar mensalidade pelo uso da assistente virtual. O principal motivo seria porque a empresa opera no ‘vermelho’ por conta do dispositivo.
Agora, a Amazon estuda um serviço premium da assistente, pelo qual pretende cobrar valores entre US$ 5 ou US$ 10 por mês. Em reais, seria algo em torno de R$ 15 a R$ 50, na cotação atual.
Alexa gera prejuízo
De acordo com a agência de notícias Reuters, a mudança de projeto é chamada de ‘Banyan’. O produto vai receber inteligência artificial (IA) e dois níveis de serviço.
Se isso realmente se confirmar, será a primeira grande mudança estrutural da assistente virtual da Amazon. O produto surgiu no mercado em 2014 e, de cara, já fez muito sucesso, o que perdura até hoje.
No momento, a previsão de lançamento do aparelho é de que aconteça ainda este ano, em agosto. O provável nome do novo dispositivo será Remarkable Alexa, exaltando a novidade do produto.
Contudo, internamente ainda há uma preocupação sobre a mudança. Afinal de contas, os clientes, acostumados a um serviço gratuito, poderão não concordar com o pagamento e transformar a empreitada em fracasso.
Ao menos, a empresa aposta nas novidades, como a realização de serviços sem precisar falar ‘Alexa’ repetidamente. O surgimento de novas opções de serviço também devem ser um ‘chamariz’.
Assistente proativa
Após as mudanças previstas, a Alexa deverá ficar mais proativa para os clientes. Ao menos, é o que a Amazon vem prometendo com as alterações.
A nova assistente virtual, por exemplo, conseguirá enviar emails e pedir comida pelo Uber Eats. Assim a empresa justifica a cobrança de mensalidade para reverter seu prejuízo.
A Amazon vê essa mudança como a última grande chance de recuperar o prestígio da Alexa no mercado mundial.
Se isso der certo, a assistente virtual vai ganhar uma sobrevida e pode até mesmo ter novos clientes nos próximos anos. Tudo vai depender das tendências de consumo após as alterações.
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