Alexander Graham Bell

Alexander Graham Bell é amplamente aclamado por inventar e desenvolver o telefone em 1876.

0

Quem foi Alexander Graham Bell? Alexander Graham Bell foi um cientista escocês, inventor e inovador. Ele emigrou para o Canadá em 1870 e depois para os Estados Unidos em 1871. Bell é amplamente aclamado por inventar e desenvolver o telefone em 1876, com base nos esforços pioneiros de Elisha Gray, Antonio Meucci e Philipp Reis.

Além do trabalho de Bell em telecomunicações, ele foi responsável por importantes avanços na tecnologia de aviação e hidrofólio. Alexander Bell nasceu em Edimburgo em 3 de março de 1847. Ele era o meio de três filhos, todos meninos. Ambos os irmãos morreram de tuberculose.

Vida

Seu pai era o professor Alexander Melville Bell e sua mãe era Eliza Grace Symonds Bell. Aos onze anos, ele adotou o nome do meio Graham em admiração por Alexander Graham, um amigo da família. Muitos chamavam Bell de “o pai dos surdos”. No entanto, Bell acreditava na eugenia e no audismo. Com a mãe e a esposa surdas, ele esperava eliminar a surdez hereditária.

Alexander Graham Bell
Alexander Graham Bell

Sua família estava associada ao ensino da elocução: seu avô, Alexander Bell, em Londres, seu tio em Dublin e seu pai, em Edimburgo, eram todos elocutivos. Seu pai publicou uma variedade de trabalhos sobre o assunto, muitos dos quais ainda são bem conhecidos, especialmente seu tratado sobre o discurso visível, em Edimburgo no ano de 1868.

Neste tratado, ele explicou seus métodos de como instruir surdos mudos (como eles eram então conhecidos) para articular palavras e ler os movimentos dos lábios de outras pessoas para decifrar o significado.

Educação

Bell foi educado na Royal High School, em Edimburgo, na Escócia, onde se graduou aos 13 anos. Aos 16 anos, ele conseguiu um cargo de professor-aluno de elocução e música, na Academia Weston House, em Elgin, Moray, Escócia. No ano seguinte, ele frequentou a Universidade de Edimburgo, mas se formou na University College of London.

Quando ele estava na Escócia que ele teria voltado sua atenção para a ciência da acústica, com vistas a melhorar a surdez de sua mãe. De 1867 a 1868, ele serviu como instrutor no Somerset College, Bath, Somerset, Inglaterra.

Mudança

Em 1870, aos 23 anos, ele e seus pais emigraram para o Canadá, onde se estabeleceram em Brantford, Ontário. Nesse mesmo ano, ele se tornou cidadão canadense. No Canadá, Alexander Bell continuou interessado no estudo da voz e do ouvido humanos (seu pai era uma autoridade em distúrbios da fala) e também explorou um método de comunicação com a eletricidade.

Ele projetou um piano que, por meio da eletricidade, podia transmitir sua música à distância. Em 1871, ele acompanhou seu pai a Montreal, e Quebec, onde lhe foi oferecido um cargo para ensinar seu Sistema de Fala Visível.

Posteriormente, seu pai foi convidado a introduzir o Sistema de Fala Visível em uma grande escola para mudos nos Estados Unidos, mas ele recusou a oferta em favor de seu filho. Assim, ensinando o sistema de seu pai, Alexander Bell tornou-se professor de Fisiologia Vocal e Elocução na Escola de Oratória da Universidade de Boston.

Pesquisas

Na Universidade de Boston, ele continuou sua pesquisa no mesmo campo e se esforçou para encontrar uma maneira de transmitir notas musicais e articular a fala.

No início de 1875, Bell visitou o famoso cientista Joseph Henry, que na época era diretor do Smithsonian Institution, e solicitou o conselho de Henry sobre um aparelho elétrico de múltiplos ramais, com o qual Bell esperava transmitir a voz humana pelo telégrafo.

Em 11 de julho de 1877, poucos dias após o início da Bell Telephone Company, Bell se casou com Mabel Hubbard, filha do advogado de Boston Gardiner Hubbard, que ajudou a financiar o trabalho de Bell e a organizar a nova companhia telefônica.

Mabel era uma das pupilas surdas de Bell. Eles tiveram quatro filhos: Elsie May Bell (1878-1964), Marian Hubbard Bell (Daisy) e dois filhos que morreram na infância.

Em 1891, Bell começou os experimentos para desenvolver aeronaves mais pesadas que o ar. Em 1898, ele iniciou experimentos com pipas tetraédricas e tornou-se presidente da National Geographic Society e regente da Smithsonian Institution (1898-1922). Em 1907, Bell fundou a Aerial Experiment Association e, em 1908, iniciou o desenvolvimento do hidrodromo (hydrofoil).

Morte

Bell morreu de anemia perniciosa em 2 de agosto de 1922, aos 75 anos, em sua propriedade particular, Beinn Bhreagh, localizada na ilha Cape Breton, na Nova Escócia, perto da vila de Baddeck. Ele foi enterrado no topo da montanha Beinn Bhreagh, com vista para o lago Bras d’Or.

Telefone

Alexander Graham Bell e telefone
Alexander Graham Bell, que patenteou o telefone em 1876, inaugurando a ligação telefônica de 1.520 km entre Nova York e Chicago em 18 de outubro de 1892.

Em 1874, o tráfego de mensagens telegráficas estava se expandindo rapidamente e se tornara o sistema nervoso do comércio. O presidente da Western Union, William Orton havia contratado os inventores Thomas Edison e Elisha Gray para encontrar uma maneira de enviar várias mensagens telegráficas numa mesma linha telegráfica, para evitar o grande custo de construir novas infraestruturas.

Quando Bell mencionou a Gardiner Hubbard e Thomas Sanders (pais de dois dos alunos de Bell) que ele estava trabalhando em um método de enviar vários tons em um telégrafo, Hubbard e Sanders começaram a apoiar financeiramente os experimentos de Bell. Questões sobre patentes seriam tratadas pelo advogado de patentes de Hubbard, Anthony Pollok.

Bell foi capaz de contratar um assistente, Thomas A. Watson, que era um engenheiro elétrico experiente. Bell e Watson fizeram experimentos com telegrafia acústica em 1874 e 1875. Em 2 de junho de 1875, Watson acidentalmente arrancou um dos juncos e Bell, na extremidade receptora do fio, ouviu as nuances do junco, implicações que seriam necessárias para transmitir a fala.

Enquanto isso, Elisha Gray também estava experimentando telegrafia acústica e pensava em uma maneira de transmitir a fala usando um transmissor de água. Em 14 de fevereiro de 1876, Gray apresentou uma ressalva ao escritório de patentes dos EUA para um projeto de telefone que usava um transmissor de água. Duas horas antes, o advogado de Bell havia apresentado uma solicitação no escritório de patentes para o telefone. Há um debate sobre quem chegou primeiro.

Em 14 de fevereiro de 1876, Bell estava em Boston e Hubbard, o advogado que estava pagando pelos custos das patentes da Bell, disse ao seu advogado de patentes Anthony Pollok para registrar o pedido da Bell no Escritório de Patentes dos EUA. Isso foi feito sem o conhecimento de Bell.

A patente 174.465 foi concedida a Bell em 7 de março de 1876 pelo Escritório de Patentes dos EUA que cobria “o método e o aparelho para transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações elétricas, similares em forma às vibrações do ar que acompanham o dito vocal ou outro som”.

Bell e seus parceiros Hubbard e Sanders se ofereceram para vender a patente diretamente à Western Union por US$ 100.000. O presidente da Western Union recuou, argumentando que o telefone não passava de um brinquedo. Dois anos depois, ele disse aos colegas que, se conseguisse a patente por US$ 25 milhões, consideraria uma barganha. A essa altura, a empresa Bell não queria mais vender a patente.

Em 1879, a empresa Bell adquiriu as patentes de Edison para o microfone de carbono da Western Union. Isso tornava o telefone prático para longas distâncias, ao contrário do transmissor de voz de Bell, que exigia que os usuários gritassem para que fossem bem compreendidos no telefone receptor, mesmo a curtas distâncias.

Os advogados da empresa Bell lutaram com sucesso em vários processos. Em 13 de janeiro de 1887, o governo dos Estados Unidos moveu-se para anular a patente emitida a Alexander Graham Bell em razão de fraude e deturpação. A empresa Bell venceu esse caso.

A Bell Telephone Company foi criada em 1877 e, em 1886, mais de 150.000 pessoas nos EUA possuíam telefones. Bell e seus investidores se tornaram milionários. Os engenheiros da empresa Bell fizeram numerosas melhorias no telefone, que se transformou em um dos produtos de maior sucesso da humanidade.

Frases de Alexander Graham Bell

  • “Nunca ande por trilhas, pois assim só irá até onde outros já foram.”
  • “Concentre todos seus pensamentos na tarefa que está realizando. Os raios de sol não queimam até que sejam colocados em foco.”
  • “Quando uma porta se fecha outra se abre; mas nós quase sempre olhamos tanto e de maneira tão arrependida para a que se fechou, que não vemos aquelas que foram abertas para nós.”
  • “Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram.”
  • “Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram.”

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.