Alimentação equilibrada pode ajudar a controlar a ansiedade

Confira a lista de alimentos que diminuem a ansiedade.

A rotina diária corrida e os inúmeros compromissos que existem em nossas vidas podem prejudicar muito a saúde da nossa mente. Por isso é tão comum conhecer pessoas que lidam com problemas de ansiedade, e que até precisam de medicamentos para lidar com esse problema. Porém, é possível fazer com que a ansiedade fique em níveis toleráveis com a ajuda da alimentação. Separamos aqui alguns dos alimentos que mais ajudam a evitar crises ansiosas. Faça a leitura deste artigo na íntegra e coloque esse conhecimento em prática.

Veja também: 5 exercícios que irão te ajudar no combate da ansiedade!

O que é ansiedade e quais seus sintomas?

Antes de tudo, é importante saber qual é a definição de ansiedade e, assim, aprender a identificá-la e também como tratá-la. A ansiedade pode ser caracterizada como uma “preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço”.

Esse é um problema que afeta cerca de 264 milhões de indivíduos em todo o mundo, de acordo com a OMS. Apesar de afetar muitas vidas, ainda há pessoas que não sabem que sofrem com a ansiedade, por falta de informação. Confira abaixo alguns dos principais sintomas das crises de ansiedade:

  • Pensamentos de que algo de ruim vai acontecer;
  • Taquicardia (batimentos cardíacos fora do normal);
  • Formigamento nos braços, pernas, mãos e dedos;
  • Pressão baixa;
  • Sensação de desmaio;
  • Dores no peito;
  • Taquipnéia (respiração acelerada);
  • Náuseas;
  • Tremores nas mãos e nos braços;
  • Falta de ar.

5 alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade

Na maioria das vezes, a ansiedade é tratada com o uso de remédios e terapia, mas existem algumas medidas mais práticas que amenizam esse problema. Felizmente, esses sintomas podem ser controlados com a ajuda desses alimentos:

1. Castanha-do-Pará

Rica em selênio, antioxidantes e vitaminas, a castanha-do-Pará auxilia no processo anti-inflamatório e alivia distúrbios de humor.

2. Folhas verde-escuras

Alimentos como agrião e espinafre são ricos em nitrato, folato e alfa-tocoferol, substâncias que funcionam como neuroprotetores que regulam a ansiedade.

3. Chocolate

Uma ótima notícia é que o chocolate é um grande aliado na luta contra a ansiedade, pois ele libera serotonina, o hormônio do bem-estar no corpo.

4. Leguminosas

Ricas em vitamina B1, leguminosas como feijão e grão-de-bico atuam na fabricação de acetilcolina, um neurotransmissor muito importante.

5. Iogurte natural

As bactérias boas do iogurte natural regulam a flora intestinal e o funcionamento do sistema digestório, o que é bom para evitar sintomas de ansiedade.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More