10 alimentos que você deve consumir toda semana para ser saudável

Confira as principais recomendações de alimentos para consumir com mais frequência, garantindo então uma dieta equilibrada e saudável.

Alguns alimentos devem ser consumidos com mais frequência do que outros, tendo em vista a sua composição nutricional. Afinal, enquanto alguns itens são aliados da saúde, outros podem favorecer o surgimento de doenças. Pensando nisso, listamos os dez principais alimentos que devem ser consumidos semanalmente.

Leia mais: Black Friday dos supermercados: nova data visa aquecer o mercado no fim de ano

Alimentos que devem fazer parte da dieta semanalmente

A lista do Guia Alimentar Para a População Brasileira divide os produtos em grupos conforme o seu nível de processamento. Com isso, a recomendação de consumo também varia de acordo com o grupo de alimentos.

Veja como isso funciona na prática.

Alimentos in natura e minimamente processados devem ser consumidos com maior frequência. Estamos falando daqueles que passaram por pouco ou nenhum processamento. A maioria é de origem vegetal. Eles devem ser ingeridos quase diariamente, ou seja, devem compor a base da alimentação. Veja alguns exemplos:

  • Arroz integral;
  • Carnes e vísceras;
  • Feijões de todos os tipos;
  • Frutas;
  • Legumes em geral;
  • Hortaliças em geral;
  • Aipim;
  • Ovos;
  • Leite (sem adição de conservantes);
  • Castanhas sem adição de sal ou açúcar.

Esses são os itens que devem estar presentes nas refeições do dia a dia, pois garantem os nutrientes necessários para uma boa nutrição e para a prevenção de doenças. Além deles, os alimentos processados – que são aqueles com adição de sal, óleos e gorduras ou açúcar – também podem ser consumidos, mas com uma frequência menor.

Exemplos de alimentos processados: queijo (porque em geral há adição de sódio), goiabada, comida em conserva (como milho, ervilha e sardinha enlatada), alimentos em calda e outros.

Por fim, há os ultraprocessados, que preferencialmente não devem ser consumidos. Caso deseje muito, deve deixar para comê-los apenas uma vez por mês ou menos que isso.

Os alimentos ultraprocessados são os mais associados ao surgimento de doenças crônicas como câncer, obesidade, diabetes, hipertensão e doença arterial coronariana, por exemplo. Sendo assim, passe longe desses itens: refrigerantes, sucos de caixinha, biscoitos, carnes processadas (presunto, salsicha), sorvetes e similares.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.