Confira 10 alimentos que ajudam a melhorar a depressão

Veja quais são os alimentos que ajudam na sensação de prazer e bem-estar.

Os alimentos possuem um conjunto de substâncias que nutrem o organismo e auxiliam na melhoria de diversas doenças, inclusive da depressão. Isso porque a comida tem relação direta com o bem-estar e contém nutrientes que atuam na produção de elementos que trazem felicidade!

Assim, é importante que você conheça 10 alimentos que ajudam a melhorar a depressão e entenda como isso acontece.

Leia mais: O que é depressão?

Alimentos que ajudam na depressão

Certamente você já percebeu que o nosso humor melhora consideravelmente depois que nos alimentamos. O motivo desta condição é a formação de compostos chamados de neurotransmissores, que é um grupo de substâncias responsáveis por controlar diversas funções no corpo.

Entre esses neurotransmissores está a serotonina, capaz de nos proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar. A serotonina é normalmente formada a partir do triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B.

Entretanto, outros nutrientes também são essenciais para ajudar a produzir e regular esses neurotransmissores, como as diversas vitaminas, minerais e compostos benéficos. Então, uma alimentação rica nesses itens é capaz de melhorar significativamente o humor e auxiliar no combate a depressão. Veja abaixo!

10 alimentos para melhorar o humor e ajudar na depressão

  • Chá verde: O chá verde possui compostos benéficos capazes de diminuir o estresse, a inflamação e melhorar a saúde do cérebro.
  • Folhas verdes: As vitaminas do complexo B são componentes essenciais para a formação de neurotransmissores da felicidade, sendo encontradas em grande concentração nas folhas verdes.
  • Leite e derivados: Este grupo é famoso por sua alta concentração de cálcio, responsável por reduzir a tensão, depressão, nervosismo e irritabilidade.
  • Cacau e chocolate: O cacau é fonte de triptofano e magnésio, que juntos ajudam a formar a serotonina.
  • Peixes: De forma semelhante ao cacau, os peixes também são fontes de triptofano, que melhora o humor e bem-estar.
  • Banana: A banana também tem uma grande concentração de triptofano e é repleta de vitaminas do complexo B e minerais.
  • Castanhas, nozes e amêndoas: A composição desses alimentos inclui triptofano, vitaminas do complexo B e selênio, sendo que todos estão associados à melhora do humor.
  • Abacate: O abacate tem grande concentração de vitaminas do complexo B, que atuam sobre os neurônios promovendo saúde e bem-estar.
  • Ovo: O ovo é um alimento completo, fonte de triptofano, minerais e vitaminas do complexo B.
  • Pães, massas e arroz: Consumir esses alimentos ajuda o corpo a absorver triptofano, mas a preferência é que seu consumo seja feito na sua forma integral.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More