Muito conservante ou qualidade? Conheça alimentos que não passam da validade

Conheça alimentos imunes aos prazos de validade.

Todo e qualquer alimento comercializado precisa ter um prazo de validade informativo, com o intuito de prevenir o consumidor de ingerir um alimento estragado. Com a experiência, aprendemos que nem todos os prazos são de fato cumpridos, ou seja, alguns ainda estão em condições de serem consumidos até um ou dois meses após o fim desse prazo, ou até mesmo mais tempo depois. Porém, isso fica a cargo da escolha do consumidor.

Para saber quais são esses alimentos que nunca estragam, confira o artigo na íntegra!

Leia mais: Conheça o novo app de delivery com produtos perto da data de validade

Alimentos que não expiram da validade

Existem alguns alimentos que, como dito anteriormente, não vencem praticamente nunca. Separamos alguns deles para que você possa entender os motivos.

  • Sal marinho

O sal marinho, famoso sal de cozinha, é um alimento orgânico. Na sua fabricação, o mesmo recebe adição de iodo. Esse processo faz com que a durabilidade desse alimento seja de até 5 anos. Mas se não fosse isso, o sal poderia durar para sempre.

  • Arroz

O arroz é um dos alimentos que, praticamente, dura para sempre. Esse grão possui a capacidade de manutenção dos seus nutrientes intactos por até 30 anos. Para isso, é necessário um armazenamento de qualidade, bem vedado e em temperatura abaixo de 5 graus.

Porém, é importante salientar que essa informação é válida apenas para o arroz branco. Já o arroz integral não dura tanto. Seus óleos naturais, preservados durante o processo de industrialização, fazem com que esse tipo de arroz dure apenas 6 meses.

  • Mel

Tratando-se do mel de abelha puro, esse pode ser armazenado por tempo indeterminado. O que pode acontecer, neste caso, é que o mel fique um pouco cristalizado, mas isso não significa que ele está vencido. Basta colocá-lo em banho maria e ele voltará ao seu estado mais líquido.

  • Açúcar

Se mantido em local fresco, seco e em uma embalagem hermeticamente fechada, o açúcar pode durar muito além do que é informado em seu prazo de validade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More