Alinhamento dos planetas e superlua: fenômenos vão acontecer durante o mês de junho; saiba como vê-los!

Este mês terá eventos astronômicos incríveis. Anote as datas para vê-los.

Dois fenômenos astronômicos vão acontecer durante esse mês e você poderá observá-los a olho nu. Se você gosta desse tipo de coisa, saiba que teremos cinco planetas alinhados em junho: Mercúrio, Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Além disso, também teremos uma superlua. Continue a leitura e entenda melhor sobre esses acontecimentos e como você poderá vê-los.

Leia mais: Mais da metade das pessoas preferem usar ESTA marca de macarrão

Alinhamento dos planetas durante o mês de junho

Este fenômeno é super raro e não ocorre desde dezembro de 2004. Porém, neste ano a distância entre Mercúrio e Saturno ficará menor, de acordo com a revista Sky & Telescope. Por isso, será possível observar a proximidade entre os planetas.

Quando observar o alinhamento dos planetas?

Embora estejam alinhados durante todo o mês de junho, a melhor oportunidade para contemplar o alinhamento dos cinco planetas será no dia 24 de junho, um pouco antes do amanhecer. Além disso, a lua crescente também fará parte do fenômeno, pois estará alinhada aos planetas, brilhando entre Marte e Vênus.

O melhor horário para visualizá-los será cerca de 30 minutos antes do nascer do sol, ou seja, entre 5h30 e 6h da manhã. Você não vai precisar de equipamentos especiais para assistir ao espetáculo, basta apenas ter uma visão limpa do horizonte.

Dos cinco planetas que estarão alinhados, Mercúrio é o mais difícil de se observar, uma vez que é o mais próximo do Sol, e por isso é ofuscado por seu brilho. Por outro lado, Vênus e Júpiter serão os mais brilhantes e fáceis de localizar no céu.

Você também pode utilizar aplicativos de astronomia para saber com mais exatidão a posição de cada um dos planetas, bem como os melhores horários de visibilidade de acordo com cada região.

Superlua de Morango

O fenômeno chamado de “superlua de morango “ocorre quando este astro está mais próximo da Terra e, consequentemente, faz com que a lua cheia fique ligeiramente maior e também mais brilhante do que os demais corpos celestes no céu. Junho terá a primeira superlua desse ano no dia 14, portanto, fique ligado no céu para não perder esses espetáculos incríveis.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.