Assistente virtual “Alexa” coloca criança em perigo sugerindo o “desafio da moeda”

Esse desafio que é popular no TikTok pode causar choque elétrico e até perda dos dedos. Saiba mais!

A Amazon fez uma atualização na Alexa. A gigante da tecnologia informou nesta terça-feira (28) que atualizou a assistente virtual após envolver uma criança de 10 anos em uma situação perigosa.

Leia mais: Elon Musk promete que humanos viajarão para Marte em 5 anos

De acordo com o relato da mãe da garota, o dispositivo de inteligência artificial teria sugerido que sua filha fizesse o “desafio da moeda”, que consiste em encostar uma moeda nos pinos de um carregador conectado à uma tomada. Essa “brincadeira” pode causar choque por corrente elétrica, além de outras consequências graves, como queimaduras nos dedos.

Apesar do susto, criança passa bem

A mãe da menina, Kristin Livdahl, postou o ocorrido em suas redes sociais e logo viralizou. No domingo (26), ela conta que ao pedir por um desafio, sua filha de 10 anos teria escutado da Alexa as seguintes instruções:

“Aqui está algo que achei na web. De acordo com ourcommunitynow.com: o desafio é simples. Conecte um carregador de telefone na metade do caminho a uma tomada e, em seguida, encoste uma moeda nos pinos expostos.”

Esse desafio foi um viral da rede social de vídeo, TikTok, há cerca de um ano. Na época, diversos especialistas alertaram às crianças e suas famílias o quanto a brincadeira podia ser perigosa. Pois além do risco de causar incêndios, a ação poderia gerar danos permanentes à saúde, incluindo queimaduras e perda de dedos.

Porém, apesar da sugestão, Livdahl afirmou que sua filha não realizou o desafio, pois ela o interrompeu.

“Eu estava lá quando aconteceu e tivemos uma outra boa conversa sobre não confiar em nada da internet ou Alexa.”

A Amazon afirma já ter corrigido o problema

Em nota destinada à imprensa, a empresa informou estar ciente do problema e já ter resolvido a questão com uma atualização de software.

“A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes. Assim que tomamos conhecimento desse erro, nós o corrigimos rapidamente e estamos tomando medidas para ajudar a evitar que algo semelhante aconteça novamente”, informou a gigante da tecnologia.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.