Alimentação equilibrada pode ajudar a controlar a ansiedade

Confira a lista de alimentos que diminuem a ansiedade.

A rotina diária corrida e os inúmeros compromissos que existem em nossas vidas podem prejudicar muito a saúde da nossa mente. Por isso é tão comum conhecer pessoas que lidam com problemas de ansiedade, e que até precisam de medicamentos para lidar com esse problema. Porém, é possível fazer com que a ansiedade fique em níveis toleráveis com a ajuda da alimentação. Separamos aqui alguns dos alimentos que mais ajudam a evitar crises ansiosas. Faça a leitura deste artigo na íntegra e coloque esse conhecimento em prática.

Veja também: 5 exercícios que irão te ajudar no combate da ansiedade!

O que é ansiedade e quais seus sintomas?

Antes de tudo, é importante saber qual é a definição de ansiedade e, assim, aprender a identificá-la e também como tratá-la. A ansiedade pode ser caracterizada como uma “preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço”.

Esse é um problema que afeta cerca de 264 milhões de indivíduos em todo o mundo, de acordo com a OMS. Apesar de afetar muitas vidas, ainda há pessoas que não sabem que sofrem com a ansiedade, por falta de informação. Confira abaixo alguns dos principais sintomas das crises de ansiedade:

  • Pensamentos de que algo de ruim vai acontecer;
  • Taquicardia (batimentos cardíacos fora do normal);
  • Formigamento nos braços, pernas, mãos e dedos;
  • Pressão baixa;
  • Sensação de desmaio;
  • Dores no peito;
  • Taquipnéia (respiração acelerada);
  • Náuseas;
  • Tremores nas mãos e nos braços;
  • Falta de ar.

5 alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade

Na maioria das vezes, a ansiedade é tratada com o uso de remédios e terapia, mas existem algumas medidas mais práticas que amenizam esse problema. Felizmente, esses sintomas podem ser controlados com a ajuda desses alimentos:

1. Castanha-do-Pará

Rica em selênio, antioxidantes e vitaminas, a castanha-do-Pará auxilia no processo anti-inflamatório e alivia distúrbios de humor.

2. Folhas verde-escuras

Alimentos como agrião e espinafre são ricos em nitrato, folato e alfa-tocoferol, substâncias que funcionam como neuroprotetores que regulam a ansiedade.

3. Chocolate

Uma ótima notícia é que o chocolate é um grande aliado na luta contra a ansiedade, pois ele libera serotonina, o hormônio do bem-estar no corpo.

4. Leguminosas

Ricas em vitamina B1, leguminosas como feijão e grão-de-bico atuam na fabricação de acetilcolina, um neurotransmissor muito importante.

5. Iogurte natural

As bactérias boas do iogurte natural regulam a flora intestinal e o funcionamento do sistema digestório, o que é bom para evitar sintomas de ansiedade.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
AlimentosAnsiedadeSaúde