Coluna vertebral

Continue lendo para conhecer as funções do eixo de sustentação do nosso corpo.

A coluna vertebral é um eixo central do corpo que sustenta o nosso esqueleto em posição bípede. Ela também pode ser chamada de espinha dorsal e fica posicionada na parte central das costas.

A medula espinhal que está contida dentro da coluna vertebral é um importante canal para a comunicação entre sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Além das vértebras, que são os principais constituintes da coluna vertebral, ela também conta com a presença de músculos, ligamentos, discos intervertebrais e tendões que garantem a flexibilidade da coluna vertebral sem que ela sofra danos.

Vértebras

As vértebras são 33 ossos com formato arredondado que ficam empilhados uns sobre os outros, dando origem à coluna vertebral.

Os ossos que estão na parte superior da coluna vertebral são menores e recebem o nome de vértebras cervicais. Logo abaixo delas estão as vértebras torácicas, que são de tamanho médio, e na parte inferior são encontradas as vértebras lombares, que são as maiores.

Ossos da coluna vertebral

A extensão da coluna vertebral abrange do crânio até a extremidade caudal do tronco. A base dela é a pelve, onde ocorrem as articulações dos membros inferiores.

Exceto as duas primeiras vértebras cervicais, todas as outras possuem elementos básicos em sua composição que são denominados: corpo, processo espinhoso, processo transverso, processos articulares, lâminas, pedículos e forame vertebral.

Coluna vertebral – Anatomia da vértebra

Curvaturas da coluna vertebral

A coluna vertebral pode apresentar quatro curvaturas que são consideradas naturais pela fisiologia humana. São elas:

  1. Cifose torácica: concavidade na parte anterior;
  2. Lordose cervical: concavidade na parte posterior;
  3. Cifose sacrococcígena: concavidade na parte superior;
  4. Lordose lombar: concavidade na parte posterior.
Curvaturas da coluna vertebral

Doenças da coluna vertebral

As doenças associadas à coluna vertebral, em geral, possuem relação com a curvatura que ela apresenta.

A escoliose é uma deformidade na curvatura da coluna que faz com que ela tenha um formato ondulado de “s” ou “c”. Já a lordose é causada pela curvatura excessiva da coluna vertebral.

Doenças da coluna vertebral

A cifose é um desvio na coluna vertebral que deixa a parte superior das costas com aspecto arredondado.

E a hérnia de disco ocorre quando há algum problema com os discos intervertebrais, causando compressão da porção nervosa da coluna vertebral.

Veja também:

Corpo Humano