Fisiologia

Continue lendo para conhecer a ciência que estuda como os organismos vivos funcionam.

0

O que é fisiologia? A fisiologia é um ramo da biologia que estuda funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos dos reinos animal e vegetal, por isso chamamos de fisiologia animal e fisiologia vegetal.

Essa ciência explica como cada sistema funciona e como eles agem em conjunto para manter o equilíbrio do corpo do ser vivo, seja ele um animal ou uma planta.

Entender a fisiologia dos seres vivos é de extrema importância para entender o papel de cada órgão e tecido que compõe o corpo do indivíduo.

A fisiologia é uma ciência interdisciplinar e, por isso, para compreender bem os mecanismos fisiológicos, muitas vezes é necessário também ter conhecimentos sobre anatomia, morfologia, biologia celular, bioquímica e ecologia.

História da fisiologia

As primeiras descobertas da fisiologia ocorreram a mais de 2500 anos, na Grécia, com estudos do médico Cláudio Galeno, que foi um grande estudioso dessa área.

Ele era um médico dos gladiadores e foi o responsável pelos primeiros experimentos que descobriram a dissecação dos animais.

O médico belga Andreas Versalius (1514-1564) foi considerado o pai da anatomia. Ele publicou o ‘De Humani Corporis Fabrica’ (1543) que mostrava ilustrações da anatomia e fisiologia humana.

Outro destaque da fisiologia foi o médico britânico William Harvey que derrubou as teorias de Galeno no século XVII.

Harvey publicou o livro ‘Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus’ que descrevia o funcionamento correto do sistema circulatório.

A partir das descobertas de Harvey, o entendimento da fisiologia humana foi reformulado e passou a se estudar os sistemas como conhecemos hoje.

A definição de homeostase também foi um ponto importante da história da fisiologia, pois a partir dela foi encontrado o equilíbrio do corpo dos seres vivos.

 Fisiologia animal

A fisiologia animal estuda como o corpo dos animais funciona e mantém todos os sistemas em equilíbrio, por isso, é importante associar a anatomia como área complementar nesses estudos para que seja possível compreender a estrutura do corpo de cada animal.

O corpo dos animais é constituído por moléculas que dão origem as células, que formam os tecidos, que se organizam em órgãos e, juntos, os órgãos formam os sistemas que compreendem o indivíduo completo.

A fisiologia humana, por exemplo, é uma área extremamente importante para a medicina. Através dela é possível entender alterações nos sistemas que compõem o nosso corpo e descobrir uma forma de coloca-lo em equilíbrio novamente.

Mapa mental sobre sistemas do corpo humano
Mapa mental sobre sistemas do corpo humano

Fisiologia vegetal

A fisiologia vegetal estuda a composição e funções dos órgãos das plantas, só é possível entender como ocorre a fotossíntese, por exemplo, porque estudos de fisiologia foram realizados.

Mapa mental - Fotossíntese
Mapa mental – Fotossíntese

Sendo assim, a fisiologia vegetal permite conhecer os processos que fazem as plantas serem autotróficas e entender como as plantas funcionam.

Além da fotossíntese, a fisiologia vegetal estuda processos hormonais e a movimentação de água e nutrientes pelo corpo da planta.

Homeostase

A homeostase é o termo utilizado para definir a constância do funcionamento de um organismo, ou seja, um organismo em homeostase está em equilíbrio.

No corpo humano, esse equilíbrio é possível por causa de um líquido intersticial que contém nutrientes importantes para a manutenção da vida das células.

Graças a homeostase podemos transitar em mudanças de temperatura sem comprometer nosso organismo, pois ele permanece com temperatura estável em torno dos 37 ºC.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.