Mercúrio

O mercúrio (símbolo químico Hg, número atômico 80), é um metal de transição. Em temperatura e pressão atmosférica ambiente, é um líquido pesado e prateado.

O mercúrio (símbolo químico Hg, número atômico 80), é um metal de transição. Em temperatura e pressão atmosférica ambiente, é um líquido pesado e prateado.

Depósitos naturais de minerais contendo mercúrio, geralmente na forma de cinábrio, são encontrados em todo o mundo. O mercúrio elementar é usado na fabricação de certos produtos químicos, tintas, baterias, itens eletrônicos e lâmpadas fluorescentes.

É o principal constituinte das amálgamas dentárias tradicionais. É usado em alguns termômetros, barômetros e outros tipos de aparelhos científicos. O composto organomercurial chamado de timerosol é um agente antibacteriano e antifúngico amplamente utilizado. O minério de cinábrio ainda é usado em algumas culturas para tratamentos médicos.

O mercúrio e a maioria de seus compostos são altamente tóxicos e precisam ser manuseados com extremo cuidado. Para evitar inalação e contato com a pele, eles são armazenados em recipientes selados. Os compostos mais venenosos do mercúrio são os seus sais solúveis e compostos orgânicos.

Em suas várias formas, o mercúrio circula amplamente através do ar e da água e acumula-se como metilmercúrio na cadeia alimentar dos peixes nos oceanos e lagos. Fontes primárias de mercúrio ambiental incluem a fabricação e o uso de baterias, fungicidas e tintas.

A queima de resíduos e a queima de combustíveis fósseis também espalham mercúrio no ambiente. Na Europa Ocidental e nos EUA, os níveis ambientais de mercúrio atingiram seu pico nas décadas de 1950 e 1960. Desde então, foram reduzidos.

História

Mercúrio era conhecido pelos antigos chineses e hindus. Foi encontrado em túmulos egípcios que datam de 1500 aC. Na China, na índia e no Tibete, o uso de mercúrio prolongava a vida, curava fraturas e mantinha boa saúde.

O primeiro imperador da China, Qin Shi Huang Di, foi levado à loucura e morto por pílulas de mercúrio destinadas a dar-lhe a vida eterna. Dizem que ele foi enterrado em um túmulo que continha rios de mercúrio flutuante, representando os rios da China.

Os antigos gregos usavam mercúrio em pomadas e os romanos usavam em cosméticos. Por volta de 500 aC , o mercúrio foi usado para fazer amálgamas com outros metais. A palavra indiana para alquimia é Rasavātam, que significa “o caminho do mercúrio”.

Os alquimistas frequentemente pensavam que o mercúrio era a primeira matéria da qual todos os metais eram formados. Parecia-lhes que diferentes metais poderiam ser produzidos pela variação da qualidade e quantidade de enxofre contido no mercúrio.

O objetivo de muitos alquimistas era a transmutação de metais básicos (ou impuros) em ouro. O mercúrio era considerado necessário para esse processo.

Características

Na tabela periódica, o mercúrio está localizado no período 6, entre o ouro e o tálio. Além disso, está no grupo 12 (antigo grupo 2B) abaixo do cádmio. À temperatura e pressão ambiente, o mercúrio é um líquido pesado e prateado.

Em torno da temperatura ambiente, sua densidade é de 13,534 gramas por centímetro cúbico. Seu ponto de fusão é de -38,83 °C e seu ponto de ebulição é de 356,73 °C.

Muitos metais, incluindo ouro e zinco, são solúveis em mercúrio e as misturas são chamadas amálgamas. O ferro, no entanto, é uma exceção a essa regra, e os frascos de ferro têm sido tradicionalmente usados ​​para comercializar mercúrio.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.