O que é LinkedIn?

No meio a tantas redes sociais surge o LinkedIn para tratar de relações profissionais e de negócios. Saiba o que é e como funciona essa rede social.

Quando se fala de rede social, logo se pensa em Facebook e Instagram, mas hoje o assunto é o LinkedIn, uma das redes sociais que vem ganhando muita importância e destaque nos últimos anos.

Essa rede social está inserida no mundo dos negócios e seus usuários são pessoas querendo mostrar suas experiências profissionais ou divulgar sua empresa, buscar novos empregados e conectar-se com outros profissionais. Mas, o que é o LinkedIn?

 O que é LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Ela tem foco estritamente de contato profissional.

Essa plataforma antigamente era vista como um site para atualizar currículo, mas com o tempo essa visão se transformou. Hoje em dia a rede social tem mais de 500 milhões de inscritos, sendo a maior plataforma destinada a negócios.

A rede social começou em 2003, com o objetivo de aumentar o networking profissional entre seus usuários. Entretanto, a rede social foi ganhando mais inscritos e crescendo.

Assim, foram adicionadas novas funcionalidades, se adaptando, tornando assim uma versão para negócios de outras redes sociais, apresentando ferramentas como o feed e interação entre os usuários.

Ele oferece a versão para web e aplicativo, contemplando 24 idiomas, abrangendo 200 países.

Para que serve o LinkedIn?

Essa rede social é usada para conectar profissionais de todo o mundo, compartilhar e trocar experiências profissionais, promoção pessoal e da empresa (marketing digital).

Além disso, lá você tem seu currículo online, permitindo a procura por empregos, desenvolvimento de sua carreira e networking.

Muitas empresas utilizam o LinkedIn não só para promover e aumentar o alcance de sua empresa, mas também para oferecer vagas de emprego, procurar e avaliar perfis profissionais presentes na rede social.

Como funciona

Se cadastrar no LinkedIn é como fazer a inscrição em outras redes sociais, colocando dados de e-mail, criando um usuário e senha. A grande diferença é que nele você coloca informações acadêmicas e profissionais e cria seu currículo online.

Somado a isso, é interessante colocar disponibilidades para entrevistas, cargo de trabalho almejado, portfólio e links para um site ou blog.

A plataforma apresenta ferramentas e disponibilidades para participar de grupos, fazer perguntas, publicar conteúdos profissionais e veicular anúncios .

Conexões

No LinkedIn os contatos são chamados de conexões, é o que possibilita interligar perfis de pessoas e empresas com interesses profissionais semelhantes.

Além disso, aqui você se conecta com toda a rede de conexão das pessoas que você está interligado e quando você segue um grupo ou empresa, as pessoas que os seguem também estarão ligados a você.

Dessa forma, isso permite dar mais visibilidade ao seu perfil.

Assim, o LinkedIn é uma rede social excelente pra quem quer abranger, fortalecer ou criar contatos e oportunidades profissionais. Com todas as ferramentas e possibilidades ainda fica mais fácil todo esse processo.

Veja também: Dicas para manter um perfil nas redes sociais sem se descuidar do mercado de trabalho

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.