Saiba o que foi a Revolução Gloriosa de 1688 – Causas e Consequências

Um resumo do que foi o período, quais foram suas causas e consequências, a relação com a queda do absolutismo, Declaração de Direitos, entre outros conceitos.

O que foi a Revolução Gloriosa? A Revolução Gloriosa é o período em que houve a substituição do absolutismo monárquico pela monarquia parlamentar na Inglaterra. O período, compreendido entre 1688 e 1689, é conhecido como a Segunda Revolução Inglesa devido ao seu caráter revolucionário, ainda que pacífico.

Pacífico porque, mesmo mediante a invasão de Guilherme de Orange, em 1689, houve poucos registros de conflitos armados ou derramamento de sangue. Invasão, essa, diretamente ligada ao sucesso da Revolução Gloriosa.

Revolução Gloriosa
Revolução Gloriosa

De fato, as mudanças proporcionadas pela Revolução Gloriosa foram tão grandes que alguns historiadores a consideram como a equivalente da Revolução Francesa (1789). Até porque, assim como no movimento francês, seu sucesso ocasionou o fim do absolutismo e a consequência ascensão da burguesia ao poder.

Causas da Revolução Gloriosa

Entre as principais causas da Revolução Gloriosa, estão:

  • Parlamentares inglesas questionando e se opondo aos direitos que integrantes da coroa usufruíam
  • Enfraquecimento de ações políticas empreendidas por Jaime II para restaurar o absolutismo
  • Oposição dos protestantes que defendiam o parlamentarismo, chamados Whigs
  • Conflitos entre protestantes e católicos durante o reinado de Jaime II, período compreendido entre 1685 e 1688
  • União entre Tories e Whigs, conservadores protestantes, contra a sucessão de Jaime II por um herdeiro católico, pois, o intuito era a não continuidade do absolutismo e o fortalecimento da Igreja Católica

Resumo da Revolução Gloriosa

Tudo começou com descontentamento por parte dos ingleses perante o governo de um rei absolutista, a despeito de religiões já consolidadas, como a Anglicana. Considerando as demais como inferiores ao catolicismo, Jaime II privilegiou homens católicos na posse de cargos importantes, como na Universidade de Oxford.

O estopim veio com a invasão da Inglaterra por Guilherme de Orange em 1688, com o apoio de tropas holandesas. O detalhe é que Guilherme era sobrinho de Jaime e se uniu aos protestantes para destruir o reinado inglês. Com isso, o Rei Jaime II acabou perdendo seu trono, após ser derrotado na Batalha de Boyne em 1690.

Guilherme III, então, foi coroado e, como rei, prometeu respeito e defesa à Declaração de Direitos (Bill of Rights), cujo texto havia sido aprovado pelo Parlamento em 1689. O documento jurídico continha normas de direito individual dos cidadãos e limitações do poder dos governantes.

Quais as consequências da Revolução Gloriosa?

  • Queda de Jaime II do trono da Inglaterra, que foi substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).
  • Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.
  • Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.
  • Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.
  • Igreja Anglicana consolidada como oficial do Estado
  • Católicos afastados da vida pública
  • Criação da Declaração de Direitos de 1689, documento elaborado pelo Parlamento Inglês, que estabelecia a superioridade do Parlamento sobre o rei. Além disso, o documento garantiu a propriedade privada, estabeleceu limites para a cobrança de impostos, além dos direitos para os cidadãos. Dois pontos importantes foram o poder do Parlamento frente ao soberano e veto aos católicos de ascensão ao trono e posições privilegiadas.

Você sabia?

A Revolução Gloriosa é considerada como o fim da Revolução Puritana iniciada em 1640 por serem partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, poder do rei e o Parlamento, resultando no estabelecimento da monarquia parlamentar.

Devido ao fim do absolutismo e ascensão da burguesia ao poder, a Revolução Gloriosa abriu caminho para a Revolução Industrial.

Leia também: Revoluções burguesas

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.