Sustentabilidade Econômica – O que é, importância, exemplos, vantagens e desafios

A sustentabilidade econômica passou a ser um tema muito importante e atual. Saiba o que é, qual sua importância e outros aspectos referentes ao tema.

Atualmente as pessoas passam a se preocupar mais com sustentabilidade e com os processos produtivos.

Desse modo, as empresas que desejam expandir sua atuação no mercado e aceitação social devem se preocupar com a sustentabilidade econômica e seus conceitos, para inseri-los dentro da empresa.

O que é sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica é a capacidade de produção, distribuição e utilização de forma igualitária das riquezas produzidas pelo homem, sustentada por bases estáveis e seguras.

O conceito de sustentabilidade econômica traz uma nova ética para tentar superar a visão da economia como fim em si mesma e o homem como um instrumento de uso social visando lucro econômico, transformando-o em um ser dotado de dignidade.

Assim, a sustentabilidade econômica é focada no qualitativo e busca o bem-estar do ser humano.

A questão ambiental também é de grande importância, de forma que, as práticas econômicas devem visar a preservação do meio ambiente, garantindo a manutenção dos recursos naturais para a continuidade das atividades econômicas e para as futuras gerações.

Os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ambiental estão ligados a sustentabilidade econômica quando se produz de forma eficiente, garantindo o bem-estar humano no processo, sem explorar a mão de obra humana, e sem prejudicar o meio ambiente. Assim, esse sistema passa a ser um modelo econômico viável.

Importância

A sustentabilidade econômica está diretamente ligada à ética, sendo referente ao bem, à justiça e a virtude, sendo a palavra consciência de grande importância neste tema.

Então, é de grande importância para o mundo atual e deve ser levada em consideração pelas empresas, governos e cidadãos, para que possam transformar as práticas e atitudes atuais em maneiras mais sustentáveis de forma social, ambiental e econômica.

Exemplos nas empresas

As empresas devem ter ações economicamente sustentáveis, visando políticas de bem-estar em relação aos funcionários, seguindo regras e leis de trabalhos, com todos os direitos garantidos dos mesmos, e preservar a ética e inclusão, visando a equidade e igualdade de oportunidades.

Também, deve utilizar sempre que possível, fontes de energia sustentáveis, tratar os resíduos orgânicos e materiais gerados no processo produtivo.

Além disso, fazer a reciclagem de lixo, uso de transporte de mercadorias com menor número de poluição e mais econômicos, como meio ferroviário.

Exemplos nos governos

Os governos devem utilizar políticas de desenvolvimento de infraestrutura necessárias que não agridam o meio ambiente, ter incentivos fiscais para empresas que se preocupem com desenvolvimentos sustentável, com reciclagem e novas tecnologias que visem a sustentabilidade.

Além disso, fiscalizar e punir empresas que poluem ou gerem danos ambientais.

Vantagens da sustentabilidade econômica

As empresas, governos e cidadãos ganham muito com essa atitudes, pois terão uma economia sustentada por bases estáveis e seguras, com um meio ambiente preservado e garantia para as próximas gerações.

Além disso, essas empresas e governos desenvolvem uma melhor imagem entre os cidadãos e consumidores por terem práticas mais inclusivas, com boa visão ambiental e econômica.

Por fim, ao ensinar e capacitar colaboradores, além de proporcionar melhores resultados no trabalho, essas práticas formam cidadãos mais conscientes da importância do seu papel e da preservação ambiental.

Principais desafios

Um dos maiores obstáculos para a sustentabilidade econômica é a falta de conhecimento sobre o assunto.

Outro desafio é a falta de fiscalização e incentivo pelos órgãos do governo, e, apesar de já ter leis avançadas sobre o tema, não há suporte para o cumprimento das mesmas.

Somado a isso, as empresas não conseguem equilibrar suas expectativas econômicas e as responsabilidades ambientais e sociais que devem ter.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.