Conheça o 5G e todas as oportunidades de emprego geradas pela nova tecnologia

Descubra como o 5G influenciou na criação de 50 mil empregos na área da tecnologia. Veja mais!

O 5G é um nome curto dado à quinta geração de redes de comunicação móvel. Neste artigo, você vai descobrir como o 5G influenciou na geração de empregos nas operadoras telefônicas esse ano. Além disso, vamos te ajudar a entender como essas empresas buscam talentos nas áreas da ciência de dados, inteligência artificial e TI. Acompanhe a leitura!

Leia mais: TSE considera abolir o Telegram no Brasil para evitar fake news nas eleições de 2022

Oportunidades de trabalho

A chegada do 5G ao Brasil oferece diversas oportunidades de emprego junto com a tecnologia e inovação. Esse é o padrão de tecnologia para redes móveis, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo recentemente. Sendo assim, agora em 2022, com todo esse avanço, serão abertas em torno de 50 mil vagas de trabalho na área, segundo estimativas da Conexis, que reúne empresas de telecom, e da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Além disso, junto com o investimento de R$ 40 bilhões nos próximos anos, a partir do leilão de frequências do 5G que ocorreu no fim de 2021, as empresas e seus fornecedores de equipamentos já contam com operários para instalarem cabos e antenas para a quinta geração de telefone. Também buscam profissionais capacitados que explorem as possibilidades abertas pelas inovações da tecnologia. A longo prazo, essas oportunidades não estarão restritas somente a profissionais de tecnologia e engenharia.

Entretanto, o jornal O Globo divulgou informações de que as empresas de telecomunicações e seus fornecedores de equipamentos não só estão em busca como também estão contratando profissionais para a instalação de cabos e antenas necessários para o funcionamento da quinta geração de telefonia móvel.

Previsão para o mercado de trabalho

Além disso, em 2025, estima-se que mais de 670 mil novas vagas surjam em função do 5G em diferentes áreas, consolidando novas profissões. Esses são empregos futuros que as empresas já estão se preparando para absorver a nova leva de mão de obra.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More