12 animais da Austrália – Quais são, coloridos, exóticos, diferentes

A Austrália é famosa pelos animais exóticos e coloridos, e muitos existem apenas na região. Conheça 12 animais da Austrália que vão aumentar sua admiração pelo país.

0

De acordo com informações do Globo Universidade, a Austrália possui animais diferentes do restante do mundo, pois o território da Oceania, que é o continente em que se encontra o país, está há muito tempo afastado do resto das terras do planeta.

Esse isolamento não só garantiu à Austrália, mas à Oceania como um todo, ter animais exóticos, como também que a maior parte de sua fauna seja exclusiva do continente.

Estima-se que mais de 80% dos mamíferos, répteis,  peixes, insetos e anfíbios que habitam a região são endêmicos, ou seja, só existem naquele lugar. É o caso do canguru, animal típico da fauna australiana.

1 Cacatua

Cacatua

Bastantes barulhentas e coloridas, as cacatuas têm bicos encurvados e pés com grande capacidade de movimentação. A ave é dotada de um penacho que é erguido em exibições de acasalamento. Há cerca de 20 espécies de cacatuas. 

2 Kookaburra

Kookaburra

São aves que medem até 45 cm de comprimento, cabeça relativamente grande e bico robusto.A kookaburra-risonha tem plumagem castanha, com riscas brancas na cabeça) e cauda avermelhada. A kookaburra-azul possui manchas azuis nas asas e cauda azul. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo as fêmeas ligeiramente maiores do que os machos, mas menos coloridas.

3 Rainbow lorikeet

Rainbow lorikeet

É um papagaio de tamanho médio, com o comprimento variando de 25 a 30 cm, incluindo a cauda. O peso varia de 75 a 157 g. A plumagem  é muito brilhante. A cabeça é azul-escura com um colar de nuca amarelo esverdeado e o resto das partes superiores (asas, costas e cauda) são verde-escuras. O peito é vermelho, com barras pretas e azuis.

4 Crocodilo australiano

Crocodilo australiano

É o maior réptil existente na atualidade e pode ser extremamente perigoso para o ser humano. Os machos podem medir entre 6 e 7 metros de comprimento e pesar até 1500 kg, enquanto as fêmeas raramente crescem além dos 2,1 a 3 metros. A cabeça é relativamente grande em relação ao corpo e apresenta duas cristas em torno dos olhos.

5 Tartaruga Marinha Australiana

Tartaruga Marinha Australiana

Difere de outros répteis por apresentar um casco rígido que a protege de predadores, das variações climáticas e pressões ambientais. A espécie é migratória e vagueia pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético terrestre.

6 Dingo

Dingo

O dingo é o cão selvagem da Austrália, têm um porte médio, cabeças largas, focinho pontudo, orelhas eretas, caudas espessas e pelagem entre vermelha e amarela. Eles têm focinhos mais longos, dentes caninos mais longos e crânios mais chatos do que os cães domésticos de mesmo porte.

7 Canguru

Canguru

São mamíferos que pertencem ao grupo de marsupiais. Possui cabeça pequena e grandes orelhas, suas patas da frente são curtas, com cinco dedos, e as patas traseiras são grandes, com quatro dedos. Podem atingir dois metros de altura e chegar a pesar 85 kg.

8 Coala

Coala

Também pertencente ao grupo dos mamíferos marsupiais. Na Austrália, os coalas podem ser encontrados na região de florestas a nordeste e sudeste do país. São animais lentos que raramente descem das árvores e bebem pouca água.

9 Ornitorrinco

Ornitorrinco

É considerado um dos animais mais peculiares da face da Terra. Possui o corpo todo coberto por pelos de coloração marrom escura, os membros são curtos e robustos, os pés possuem membrana interdigital e a cauda parece com a de um castor. O focinho é alongado, semelhante a um bico de pato. É um monometrado, um mamífero que põe ovos.

10 Equidna

Equidna

Também conhecida como tamanduá de espinhos, a equidna é um monometrado como o ornitorrinco. Possui uma longa língua grudenta e uma pelagem coberta de espinhos, como as de um ouriço ou porco-espinho.

11 Baleia-jubarte

Baleia-jubarte

As Baleias Jubarte podem alcançar até 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas. Por sua coloração em tons de azul e preto, suas compridas nadadeiras peitorais, até 5 m de comprimento, e pela presença de uma sutil corcova na qual sua nadadeira dorsal está apoiada, o que originou um dos nomes vulgares desta espécie, também conhecida como baleia corcunda.

12 Peixe-palhaço

Peixe-palhaço

Também são chamados de peixe-anêmona, porque vivem entre anêmonas-do-mar. Possuem cores chamativas, os mais famosos são laranjas e possuem listras brancas contornadas de preto. Um famoso peixe-palhaço é o Nemo do filme de mesmo nome da produtora Disney.

 

Veja também Animais do Cerrado Brasileiro

(Fontes: InfoEscola, Austrália.com, Globo Universidade, Wikipédia, Pixabay)

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.