Como controlar a ansiedade após o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras?

Fim da pandemia está causando estresse para aqueles haviam se habituado ao uso das máscaras.

No começo da pandemia de COVID-19, era comum escutar que o uso de máscaras seria o novo normal. Porém, com novos decretos que removem a obrigação de utilizá-las em alguns ambientes, cada vez menos as pessoas utilizam esse item essencial. Por outro lado, outras ainda sentem que esse não é o momento certo para retirá-las de nossas vidas. Dessa forma, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras pode trazer ansiedade e estresse.

Leia mais: Chás calmantes: Confira meios naturais de amenizar sua ansiedade

Por que o uso de máscara não é mais obrigatório?

O afrouxamento dos protocolos de segurança da COVID-19 ainda varia bastante em cada estado. Porém, na maioria deles, o uso de máscara já não é mais obrigatório em lugares abertos e alguns fechados, como barbearias e academias. Isso porque, com o avanço da vacinação no país, o vírus não apresenta mais tanto risco para as comunidades.

Agora, o objetivo é se concentrar na capacidade das redes hospitalares e no risco de doenças graves, tornando a contagem de casos não tão essencial para determinar o nível de risco da doença. Portanto, com um alto índice de pessoas imunizadas, as chances de complicações mais graves são muito menores.

Fim da obrigatoriedade de máscaras e níveis de ansiedade

Durante toda a pandemia, as pessoas eram constantemente lembradas do quanto o uso da máscara era uma medida de segurança extremamente importante. Por conta disso, utilizá-la era um sinal de empatia e responsabilidade com o outro, especialmente com aqueles que amamos. Entretanto, aos poucos, o cenário parece estar mudando.

Afinal, quando o não uso da máscara é ligado diretamente à ideia de perigo, uma mudança repentina pode trazer bastante desconforto. Ademais, se tratando de uma perspectiva emocional, é muito difícil que algumas pessoas consigam acompanhar a evolução das recomendações de segurança.

Para aliviar essas condições, a primeira coisa a ser feita é avaliar o próprio nível de desconforto pessoal. Dessa forma, você será capaz de entender se está realmente pronto para remover a máscara. Inclusive, isso pode ser feito aos poucos, como só removê-la em lugares abertos ou quando estiver sozinho.

No final, reconhecer os pensamentos ansiosos é essencial para controlar o estresse. Para isso, é possível utilizar a meditação, criar uma lista com suas maiores dificuldades e tentar desafiá-las.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More