Antiga cidade perdida de civilização oriental passa a receber visitantes
O lugar fica localizado onde antes era a território de uma civilização conhecida por seus incríveis monumentos esculpidos em pedra.
Os nabateus foram um antigo povo semita que habitou a região do atual Oriente Médio, principalmente a área conhecida como Nabateia, no que é hoje o noroeste da Arábia Saudita, o sul da Síria e o sul de Israel.
Eles surgiram como uma cultura distinta por volta do século IV a.C. e prosperaram como uma sociedade comerciante durante os séculos seguintes.
Além da famosa cidade de Petra, na Jordânia, a antiga cidade de Hegra, localizada na região noroeste da Arábia Saudita, também possui uma importância significativa para o entendimento dessa antiga cultura.
Hegra, conhecida como Al-Hijr em árabe, foi a capital dos nabateus na Arábia. A cidade está de pé há séculos, mas não foi tão visitada quanto outras cidades históricas e as visitações começaram recentemente.
Cidade perdida se tornou ponto turístico atrativo
Além de antigos edifícios esculpidos na rocha, Hegra abriga uma necrópole impressionante, onde cerca de 115 túmulos foram lapidados no arenito.
Um dos destaques é o famoso Qasr al-Farid, um túmulo com aproximadamente 22 metros de altura. Os túmulos escavados na rocha são testemunhos impressionantes da habilidade e engenhosidade dos nabateus.
Embora tenha sido habitada por séculos, as visitas a Hegra só se tornaram acessíveis em 2019, quando a Arábia Saudita começou a emitir vistos de turismo e a investir na região.
A cidade de AlUla, um oásis próximo a Hegra, desempenha um papel central nesse esforço, tornando-se um centro de artes, cultura e turismo. A região, juntamente com a cidade histórica de Hegra, oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a rica herança da civilização nabateia.
Além disso, a área de AlUla se tornou um lugar vibrante para eventos culturais, exposições e experiências turísticas, proporcionando aos visitantes uma imersão completa na história e na beleza natural do local.
Inclusive, Hegra e sua região circundante foram a primeira região da Arábia Saudita a ser considerada Patrimônio Material pela UNESCO, em 2012.
Comentários estão fechados.