Anúncio Publicitário

Os anúncios Publicitários tem o objetivo de divulgar produtos, ideias ou serviços. Sua principal característica é a capacidade de convencer o consumidor através de algumas estratégias que você conhecerá agora.

0

O anúncio publicitário é um gênero textual que tem como intenção a promoção de determinado produto, serviço ou ideia nos meios de comunicação de massa, como televisão, revistas, rádio e Internet.

Uma das principais características deste gênero é a intenção de convencer o consumidor a contratar os seus serviços. Para isso, diversas ferramentas devem ser utilizadas, como o humor, linguagem simples e as imagens.

Verbos no imperativo também são grandes estratégias, uma vez que são atrativos e transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: Veja! Conheça! Compre!

Esse tipo de texto geralmente contém uma linguagem conativa, que indica o convencimento. Podem ser transmitidos através de textos verbais ou não verbais. Além disso, podem ser orais também, se forem veiculados em rádios, por exemplo.

Características do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:

  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo;
  • Vícios de linguagem.

Estrutura do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários não possuem uma estrutura fixa, pois podem divulgados através de imagens, textos, ou ambos juntos, ou seja, depende do local que vai ser veiculado. Por exemplo, em folhas, outdoors ou até mesmo em um cartaz.

Mas, geralmente o anúncio publicitário contém a seguinte estrutura:

  • Título: com o intuito de chamar a atenção do leitor, o título é em sua maioria escrito com letras maiores;
  • Corpo do texto: com o intuito persuasivo, geralmente possui adjetivos, verbos no imperativo e imagens. Muitas vezes é utilizada a linguagem informal.
  • Marca: o logotipo, ou seja, a assinatura institucional e representação gráfica de uma marca ou empresa;
  • Contato: forma de entrar em contato com a empresa que comercializa o produto, através de telefones ou redes sociais.

Exemplos de anúncio publicitário

Confira agora alguns exemplos de anúncio publicitário:

Refresco Maratá

O anúncio publicitário dos Refrescos Maratá tem como finalidade divulgar o novo sabor, que é jabuticaba. Observe que é utilizado o verbo no imperativo “prove”, além de um slogan “O sabor da fruta dentro saquinho”, que busca persuadir o consumidor a comprar o produto. Exemplo de Anúncio Publicitário

Coleta Seletiva

O anúncio publicitário sobre coleta seletiva foi promovido pelo Governo de São Paulo e tem como intuito divulgar a importância de ter o cuidado com a coleta seletiva, confrontando o leitor através da frase “O lixo é seu”.

Exemplo de Anúncio Publicitário

Doril

O anúncio publicitário da Doril tem como objetivo divulgar o remédio para dores de cabeça. Como estratégia, é utilizada a frase com rima “Tomou Doril, a dor sumiu”. Além de colocar em evidência uma pessoa famosa.

Exemplo de Anúncio Publicitário

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.