Aos 99 anos Betty Brussel quebra 3 recordes mundiais na natação

Betty Brussel prova que a idade é apenas um número e que nunca é tarde para se tornar recordista.

Em um feito extraordinário que desafia as convenções sobre idade e capacidade, Betty Brussel, uma nadadora canadense de 99 anos, quebrou três recordes mundiais em um único dia, elevando não apenas seu status no mundo esportivo, mas também servindo de inspiração para muitos.

Nascida na Holanda em 1924, Betty só começou a nadar competitivamente depois dos 60 anos, provando que nunca é tarde demais para perseguir paixões e quebrar barreiras.

Durante uma competição na cidade de Saanich, no Canadá, Betty estabeleceu novos recordes mundiais para a sua categoria (100 a 104 anos) em três modalidades.

  • 400 metros de nado livre;
  • 50 metros de peito;
  • 50 metros de costas.

O que torna esses recordes ainda mais impressionantes é a margem com que foram quebrados, especialmente nos 400 metros de nado livre, onde ela superou o recorde anterior por quase 4 segundos.

Betty, cuja habilidade transformou-a em uma celebridade improvável dentro da comunidade de natação amadora, não pensa em nada além das voltas que precisa contar.

“Eu apenas conto as voltas para saber quantas me restam”, disse ela, “Apenas tento encontrar um ritmo que seja sustentável, pois você está exigindo muito do corpo nessas competições, mas na última volta eu dou tudo que tenho”.

Imagem: Reprodução

Ela tem competido, nos últimos 30 anos, em diversos eventos ao redor do mundo. Viúva há 11 anos, Betty mantém uma vida extremamente ativa, nada duas vezes por semana, para os quais ela vai dirigindo. Quando não está nadando, caminha cinco vezes por semana durante 45 minutos. Sua vida é de total independência, necessitando apenas de uma ajudinha para subir no bloco de natação e de um aparelho de audição.

Para finalizar, ela diz: “Amo estar na piscina e deslizar na água. Ao sair, sempre me sinto melhor do que quando entrei. A natação é minha paixão. Ela faz com que eu esqueça todas as minhas preocupações e me sinto ótima!”

* Com informações de The Guardian

você pode gostar também

Comentários estão fechados.