Apagar a luz antes de dormir é importante: o escuro faz bem para o seu sono

Dormir de luz acesa é um hábito comum de muitas pessoas e isso é um problema. Então, mostramos o porquê de abandonar essa prática.

Sim, é completamente compreensível alguém se sentir incomodado em um ambiente com pouca luz, afinal quem gosta de escuridão? Entretanto, é preciso se contentar com o escuro, pois ele faz com que haja a produção de melatonina, o hormônio do sono, em nosso corpo. Devido a isso, a luminosidade em excesso acaba prejudicando a qualidade do sono, atrapalhando o descanso e prejudicando a saúde. Entenda como:

Leia mais: Rituais INFALÍVEIS para melhorar a qualidade do seu sono

O impacto do escuro no sono

No momento em que entramos em contato com a luz, nossos olhos passam a informação para neurônios responsáveis por regular o relógio biológico do cérebro. Com isso, a luminosidade em excesso se torna prejudicial para o nosso organismo, pois ele não sabe que a hora de dormir chegou, afetando assim a saúde.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos reuniu dois grupos onde seus respectivos participantes dormiam por duas noites em dois ambientes diferentes. O primeiro grupo foi observado em um ambiente com luz próxima ao escuro total e o outro com luz completamente acesa. Confira o resultado:

     1. Luz acesa

As pessoas apresentaram um tempo menor de descanso profundo e a taxa de resistência à insulina foi significativamente aumentada, afetando o nível de açúcar no sangue. Além disso, a frequência cardíaca dos participantes desse grupo permaneceu em alta.

     2. Luz apagada

Já quem dormiu sem incidência de luminosidade teve o sono completamente respeitado, ficando longe de riscos que pudessem prejudicar sua saúde.

Siga estes passos para dormir sem a luz acesa

Como a adaptação não é uma tarefa simples de ser concluída, mostramos para você algumas dicas de como acelerar esse processo. Confira:

Reduza a exposição a luzes artificiais antes de dormir

  • Não use celular, tablet, computador ou qualquer outra tela;
  • Afaste-se das telas por pelo menos 1 hora antes de dormir.

Inibir a entrada de luz no quarto

  • Feche as janelas e cortinas;
  • Não ligue nenhum tipo de aparelho que emita luz;
  • Use máscaras que cobrem os olhos.

Regule seu horário biológico

  • Se exponha, ao máximo, à luz solar nos horários permitidos.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.