Somente 5% dos alunos terminam o ensino médio público sabendo matemática adequadamente
Segundo estudos realizados com base no Saeb, muitos alunos terminam o período escolar com pouco mais que o aprendizado básico.
Um estudo desenvolvido recentemente, baseado nos resultados obtidos pelo Sistema de Avaliação Básica (Saeb) de 2021, mostrou que apenas cerca de 5% dos estudantes saem do ensino médio com o aprendizado correto em matemática. Porém, em 16 estados, os números nem sequer atingiram essa base.
As pesquisas ainda apontaram que, a níveis nacionais, 57% dos estudantes no último ano do ensino médio possuem um conhecimento insuficiente na matéria, e cerca de 38% sabem apenas o básico.
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Embora o ensino, principalmente em matemática, que foi tema central do estudo, já fosse considerado precário há um bom tempo, a pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais esse quadro, por conta de as aulas terem sido aplicadas de maneira remota por quase dois anos letivos.
Acredita-se que esse fator tenha contribuído diretamente para que o ensino fosse prejudicado, de forma geral. Mesmo com resultados melhores, a matéria de língua portuguesa apresenta números maiores que 31% do nível de aprendizado adequado, e embora muito mais elevado que os de matemática, ainda está bem longe do ideal.
Comparados aos níveis de 2019, antes da pandemia, os dados para matemática eram de 7%, e os de português chegavam a somar 34%. Contudo, mesmo que os números não sejam extremamente expressivos em sua diferença, se tratando de um ano a outro, a divergência pode sim ser considerada grande.
As informações coletadas do Saeb são obtidas através de uma prova de português e matemática, que é aplicada a cada dois anos, e são coletadas pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional. Esses resultados foram divulgados na última quarta-feira, 30, marcando também os 10 anos do tradicional portal QEdu.
O portal é considerado um dos maiores do país e possui o apoio de diversas instituições, como o Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Roberto Marinho, entre outras bastante conhecidas no Brasil.
Tais quedas nos índices de aprendizado coletados do ensino médio já podem ser notadas desde o fundamental, onde quase 37% dos estudantes recebem o ensino adequado em matemática, segundo o estudo. Nesses números, a piora é extremamente significativa, pois no ano de 2019 a porcentagem atingia os 47% nos dados coletados.
Conforme já abordamos, a queda dos índices está completamente atrelada à dificuldade em manter a qualidade do ensino de maneira remota, necessária nos anos de 2020 e 2021, quando a educação presencial precisou ser pausada.
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