Aplicativos no Google Play afetam mais de 100 mil usuários; exclua-os agora
Uma mistura dos malwares Joker e Dopper afetou muitos usuários.
A Pradeo, uma empresa francesa líder em segurança mobile, identificou quatro aplicativos, disponíveis na plataforma Google Play, que possuem uma mistura dos malwares Joker e Dopper. Segundo a empresa, esses aplicativos cometem fraude financeira e instalam apps de terceiros nos aparelhos telefônicos das vítimas. Para saber mais sobre esses aplicativos do Google Play com malware, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Escondido no Linux, Malware de origem chinesa é bem perigoso.
Quais os aplicativos identificados com malware?
Segundo a empresa Pradeo, os aplicativos são: Smart SMS Messages, Blood Pressure Monitor, Voice Languages Translator e Quick Text SMS. Caso possua algum desses aplicativos, a orientação é excluí-los imediatamente do seu smartphone.
Esses apps agem cometendo fraudes financeiras, além de instalarem aplicativos de terceiros nos aparelhos das vítimas. Na sua composição, encontram-se os malwares Joker e Dopper. A função principal do Joker é assinar serviços pagos indesejados.
Além disso, ele também pode atuar enviando mensagens de texto e realizando chamadas para números premium, sem que você tenha ciência de que aquilo está acontecendo. Por conta disso, ele é muito perigoso, pois age de uma maneira muito discreta, difícil de ser detectada, visto que utiliza o mínimo de códigos possíveis.
Os aplicativos identificados usam uma série de mecanismos para cometer fraudes. Alguns desses interceptam senhas de uso único para ignorar protocolos de identificação de dois fatores durante compras em aplicativos. Outros fazem até mesmo capturas de telas silenciosas.
Saiba como se proteger
Existem alguns cuidados a serem tomados para que você possa se proteger. Segundo a equipe de segurança da Pradeo, esses aplicativos maliciosos possuem características similares, passíveis de serem identificadas.
Um dos detalhes a ser observado é em relação à conta dos desenvolvedores. Antes de fazer o download, veja se eles possuem apenas um aplicativo no perfil. Isso acontece porque, ao serem banidos da loja Google Play, eles simplesmente criam outro.
Também fique atento às políticas de privacidade curtas, que nunca divulgam toda a extensão das atividades que os aplicativos podem realizar. Por fim, esses apps nunca estarão relacionados ao nome de uma empresa ou site.
Comentários estão fechados.