Aplicativo que ajuda na hora de escolher um curso profissionalizante

Para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, o curso técnico é uma forma alternativa aos cursos de bacharelado oferecidos nas faculdades tradicionais.

Para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, o curso técnico é uma forma alternativa aos cursos de bacharelado oferecidos nas faculdades. Diferente das graduações, o curso técnico pode ser feito ainda no ensino médio e tem uma duração um tanto quanto curta, que normalmente atinge um período de 2 anos.

Com o curso técnico, estudantes conseguem ter uma qualificação exigida para empregos em diversas áreas, também servindo para melhorar o currículo e ter contato com a prática profissional desde o início de sua formação. Após conclusão é recebido um certificado, o que também é um fator que acrescenta na hora das contratações.

Contudo, escolher o curso e a instituição certos nem sempre é tão fácil quanto parece. Por isso o MEC (Ministério da Educação) lançou um aplicativo para facilitar a vida de quem tem dúvidas quanto a escolher um bom curso para se qualificar profissionalmente, o SouTec.

O aplicativo foi lançado pelo MEC e desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em colaboração com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade de São Paulo (USP), com base nos estudos de um norte-americano chamado John Lewis Holland.

O app tem como objetivo ajudar os estudantes a escolherem uma carreira profissional. Em véspera de lançamento do SouTec, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás San’Ana disse: “A educação profissional e tecnológica tem como uma das missões principais a formação continuada, a formação ao longo da vida. Então, para nós, todos são estudantes. O aplicativo pode ser utilizado também por pais, responsáveis, professores e profissionais que desejem se reposicionar na carreira, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”.

SouTec é um aplicativo gratuito e está disponível para Android e IOS, sendo então possível baixar o aplicativo em celulares e tablets. É possível também que os usuários encontrem um teste com 72 perguntas, e que por meio delas será possível indicar o curso técnico que mais combina com o usuário. Além disso, o SouTec indica as melhores instituições de ensino para o estudante, de acordo com a localização.

Antes de iniciar o teste, o estudante precisa preencher os seguintes dados: gênero, idade e se já completou o ensino fundamental e médio.

Não há necessidade de responder o teste de uma vez, pode parar e continuar em outra ocasião ou até mesmo refazer se for necessário. A dica que fica é: reserve um momento para realizar o teste e pensar calmamente nas respostas para que o resultado seja mais preciso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More