Apps que Ajudam a Monitorar Taxas Glicêmicas

Não é preciso fazer exames a todo momento para saber como vai a sua saúde. Conheça os aplicativos que ajudam a acompanhar índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos.

O índice glicêmico aliado a carga glicêmica dos alimentos quando bem controlados são fatores primordiais para uma boa qualidade de vida, uma vez que quando não controlado, essas taxas podem desencadear doenças como obesidade, diabetes, doença arterial coronária e degeneração macular relacionada à idade.

Tendo em vista seu impacto, é possível calcular esses índices de uma forma simples e prática. Existem aplicativos que facilitam esse controle por meio de uma espécie de calculadora de carboidratos e de refeições, além de apresentar uma lista de alimentos e seus índices glicêmicos.

Para entender melhor essa questão, é preciso saber as definições de índice glicêmico e carga glicêmica.

Qual a diferença de índice glicêmico e carga glicêmica?

O índice glicêmico indica a velocidade com que o carboidrato presente em um determinado alimento se transforma em glicose no sangue.

  • Baixo índice glicêmico: menor ou igual a 55
  • Médio índice glicêmico: entre 56 a 69
  • Alto índice glicêmico: é maior ou igual a 70

Diferente do índice glicêmico, a carga glicêmica , esta tem o papel de indicar a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento.

Para calcular a carga glicêmica de um alimento, basta multiplicar o índice glicêmico pela quantidade em gramas de carboidrato e dividir por 100. Desse modo, é possível controlar a qualidade e a quantidade de carboidratos ingeridos, e assim evitar ou controlar doenças.

Ilustrando a equação:

CG = IG x teor carboidrato disponível na porção/100

  • Baixa carga glicêmica: valores até 10
  • Média carga glicêmica: valores de 11 a 19
  • Alta carga glicêmica: valores a partir de 20

Atenção: antes de eliminar qualquer alimento do cardápio devido ao nível de carga glicêmica, é aconselhável consultar um nutricionista, para que não haja perda de nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo.

Para facilitar o acompanhamento de índice e carga glicêmica, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda os seguintes aplicativos:

  • Glic:  Deve-se conceder as informações dos alimentos que você ingere ao longo do dia (há um catálogo com mais de 1.500 opções e suas respectivas informações nutricionais), para que o Glic produza um relatório completo com gráficos de glicemia diários, contagem de carboidratos e muito mais.
  • SBD: A partir desse app é possível ter acesso rápido e fácil aos mais de 1300 alimentos disponibilizados no mais recente e oficial Manual de Contagem de Carboidratos da instituição.
  • FatSecret: App usado para perda de peso e solução mais poderosa para a saúde. Trata-se de uma perda de peso sustentável.
  • MyFitnessPal: Esse app consegue acompanhar calorias, analisar ingredientes e registrar atividades.

Conteúdos relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.