Aprenda a comprar bacalhau do jeito certo com estas 5 dicas imperdíveis

Listamos 5 dicas que vão te ajudar na hora de comprar o bacalhau.

O bacalhau é um prato muito popular nas culinárias portuguesa e brasileira. Ele é bastante versátil e pode ser preparado de diversas formas, como assado, cozido, frito, grelhado ou em saladas. A Semana Santa está chegando, e esse alimento é bastante consumido nesta época do ano.

No entanto, você sabe como escolher o peixe da maneira certa? Listamos 5 dicas que vão te ajudar na hora de comprar o bacalhau. Tudo isso para você arrasar no almoço, seja da Sexta-feira Santa ou do Domingo de Páscoa. Confira!

Observe se o bacalhau está bem seco

Se o bacalhau estiver úmido ou com textura mole, não compre. Pegue a peça inteira pela cabeça e solte a cauda. Se a cauda ficar reta, o bacalhau está bem curado e pode ser comprado. Porém, se durante o teste ele se curvar, significa que ele está úmido e não é indicado comprar.

O bacalhau com aparência e textura corretas precisa está bem seco e pronto para ser utilizado em diversas receitas.

Observe o preço

O bacalhau de qualidade vai custar um pouco mais caro. Por isso, se o produto for muito barato, pode não ser de fato um bacalhau, mas sim outro tipo de peixe. A dica é: desconfie sempre do preço. Atente-se pois, na Semana Santa, o valor dele pode ser ainda maior. Não tenha surpresas na hora de saborear o almoço de Páscoa.

Verifique a aparência do peixe

Se o bacalhau estiver com aparência avermelhada ou alguns pontos pretos, desconfie. O ideal é um peixe com a pele clara e uniforme. Além disso, não se esqueça de olhar as bordas do peixe, elas precisam estar claras. Observe se há um pó branco ou meio acinzentado na pele do peixe. Se isso acontecer, é porque o peixe não foi bem conservado ou foi mal processado.

Atente-se à textura e ao cheiro do bacalhau

Atenção! Quando a espécie de bacalhau não é verdadeira, a pele é mais dura. Já a do verdadeiro é mais macia e solta com facilidade. Outra questão é o cheiro, esse peixe conta com um cheiro bem característico.

Cuidado com o bacalhau já embalado

Essa dica evitará que você leve para casa pedaços como rabo e barbatanas, partes que não são aproveitadas em receitas e precisam ser descartadas. Fique atento para não cair em golpes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.