Aprenda a consultar data e valor da restituição do imposto de renda

O número de lotes da restituição do imposto em 2022 deve diminuir consideravelmente em relação ao ano passado, e o pagamento deverá sair mais rápido.

Termina agora em maio o prazo para a declaração do imposto de renda 2022. No caso, a Receita Federal ampliou a data limite para facilitar o processo de declaração, bem como estimular mais pessoas a declararem.

Nesse momento, será necessário pagar uma certa quantia junto à declaração, mas a Receita restitui esse valor. Saiba aqui como garantir a restituição do imposto de renda e como consultar as datas e valores do retorno.

Leia mais: Isenção imposto de renda: saiba quais doenças que estão previstas nessa condição

Número de restituições diminuiu

Neste ano, mais uma vez a Receita Federal deverá diminuir o número de lotes para o pagamento da restituição. Isso quer dizer que deve haver menos tempo para a liberação do valor, e que todos os contribuintes deverão receber ainda esse ano.

Mas como garantir exatamente que você receba a restituição? Nesse caso, será necessário acessar o site da Receita Federal. Em seguida, dirija-se para a opção “Meu Imposto de Renda” e, logo depois, vá em “Consultar Restituição”. Nessa aba será possível ver se a sua declaração já foi liberada, de modo que, em caso positivo, você verá a data do pagamento.

Entretanto, existem também outros casos em que, mesmo com a liberação, o documento pode apresentar contradições. Ou seja, você também conseguirá visualizar nessa página possíveis erros na elaboração da declaração que podem barrar a restituição. Mas não se preocupe, pois é possível enviar uma declaração retificadora, que tem como objetivo ajustar esses erros. Depois do envio da nova documentação, repita o processo de tempos em tempos até que a Receita Federal libere a sua declaração e dê informações referentes ao pagamento.

Quando sai a restituição?

Segundo a previsão de diversos especialistas, todas as restituições deverão acontecer ainda este ano, provavelmente numa sequência de cinco lotes. Inclusive, o primeiro lote do pagamento deverá acontecer já no final de maio. A ordem dos pagamentos irá privilegiar quem realizou a declaração nos primeiros meses depois da abertura do processo. Assim seguirá até que, no último lote, recebam a restituição aqueles que fizeram a declaração por último, agora no mês de maio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.