Aprenda a selecionar o melhor café nos supermercados
A ABIC é uma associação brasileira que avalia e classifica os cafés produzidos no país.
O café é a bebida preferida dos brasileiros e nosso país também é um dos maiores importadores do grão no mundo. Mas, será que o brasileiro sabe escolher um café de qualidade?
Além de escolher de acordo com as preferências pessoais de sabor e marca, é preciso que o consumidor saiba escolher por meio da certificação oficial dos cafés torrados.
No Brasil, os processos de avaliação de categoria e qualidade do café são feitos pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), ela é a representante das indústrias de torrefação e moagem do café em todo território nacional. A instituição analisa mais de cinco mil cafés por ano para fiscalizar a produção brasileira do produto.
Como é feita a avaliação do café?
Em entrevista ao portal de notícias Exame, Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da ABIC, explicou como são feitas as análises do café.
O Departamento de Qualidade da ABIC seleciona os cafés que estão nas prateleiras do mercados e, depois, encaminha para uma análise microscópica. Para não influenciar a avaliação, as embalagens de café são descaracterizadas e enviadas aos laboratórios especializados.
Os seguintes processos são analisados para determinar a qualidade do café:
- Análise microscópica
- Análise sensorial
- Auditoria na fábrica
- Auditoria na gôndola
A importância da avaliação de qualidade do café brasileiro
Os processos acima auxiliam a definição da pureza e da qualidade dos cafés torrados. Uma das análises mais importantes é a sensorial. Ela consegue avaliar todo o processo de colheita e pós-colheita do café até que ele chegue ao comércio.
Segundo a ABIC, os cafés com embalagens descaracterizadas são levados para a avaliação de especialistas que devem escolher notas de 0 a 10. Os cafés só são aprovados na análise sensorial se receberem nota mínima de 4,5.
Após todas as análises, os cafés aprovados recebem um Selo de Certificação ABIC que garante a qualidade e segurança dos produtos. A título de exemplo, um café da categoria Tradicional pode ter em sua embalagem o selo com os dizeres “Certificado Tradicional – Pureza e Qualidade ABIC”.
Entenda o que é a categoria do café
A categoria do café seria, por exemplo, Tradicional, Extraforte ou Gourmet. Cada categoria tem características específicas que determinam o amargor, o aroma e a adstringência.
O Brasil tem um perfil de consumidor que prefere um café com sabor mais forte e encorpado, por isso, os cafés Tradicional e Extraforte são os mais vendidos no país.
Comentários estão fechados.