Apresentadores de TV com IA são usados na Índia e geram preocupação em profissionais da comunicação
A introdução da Inteligência Artificial na área de telecomunicações iniciou questionamentos sobre o futuro do trabalho na área. Entenda!
A disseminação da Inteligência Artificial (IA) alcançou mais um âmbito da sociedade. Por causa disso, as pessoas continuam se questionando sobre quantos setores serão afetados pela popularização dessa tecnologia.
Recentemente, o debate sobre o tema foi retomado após a Índia começar a utilizar apresentadores de TV gerados por chatbots de Inteligência Artificial.
Embora a ferramenta seja uma promessa de eficiência e desenvolvimento, ela também gera dúvidas sobre quais profissionais serão substituídos pela IA, principalmente nos postos de trabalho da comunicação.
O primeiro caso de Inteligência Artificial nessa área ocorreu na emissora ‘Aaj Tak’ em abril de 2023. Naquela época, um chatbot chamado Sana leu os destaques do dia no canal de notícias.
Em seguida, a emissora ‘Odisha TV’ decidiu seguir o exemplo e lançou a apresentadora Lisa. O chatbot é uma âncora gerada por Inteligência Artificial que participa do conteúdo da televisão e das plataformas digitais.
O avanço da IA na área de comunicação
A novidade da televisão indiana comprovou o poder e a multiplicidade de recursos da IA. Contudo, ao mesmo tempo intensificou o debate ao permitir que chatbots ocupem importantes espaços na mídia.
Devido ao sucesso e às inúmeras formas de construir conteúdos, como o ChatGPT, a Inteligência Artificial vem conquistando espaço em diferentes setores econômicos.
Os casos das TVs indianas são um marco tecnológico e uma demonstração de como investimentos e pesquisas podem reproduzir a fala e os traços humanos.
Por exemplo, o chatbot da Odisha TV foi criado com características físicas e vestimentas tradicionais da Índia. Por isso, a apresentadora usa um sari, o traje das mulheres indianas.
Além da aproximação visual, tal tecnologia consegue utilizar técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para produzir conteúdos em vídeo no idioma local.
Para um olhar desatento, o chatbot pode ser facilmente confundido com uma pessoa. Além disso, o principal argumento para empregar apresentadoras feitas por IA é que a tecnologia oferece um alto poder de comunicação, podendo traduzir informações para mais de 20 idiomas e dialetos do país.
(Imagem: Twitter/@otvnews/Reprodução)
Preocupações causadas pela Inteligência Artificial na área de comunicação
As dúvidas e questionamentos sobre o futuro da Inteligência Artificial ainda geram muitos argumentos contrários ao uso dessa tecnologia.
Até o momento, os principais alertas para a IA em setores de comunicação são: a substituição de empregos e cargos, a desumanização, a falta de empatia e os questionamentos éticos.
No entanto, as empresas de comunicação da Índia afirmaram que a tecnologia não tomará o lugar dos jornalistas.
Na verdade, ela será um apoio para o trabalho. Assim, segundo eles, será possível expandir a comunicação e aumentar a eficiência da equipe.
Comentários estão fechados.